Desenvolvimento e Aplicação de Plano de Marketing em Empresa de Recarga de Cartuchos de Impressoras. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n1p108122

Patricia Campiotto, Vanessa Oliveira Loterio, Eduardo Roque Mangini, Cristiane Sales Pires, André Torres Urdan

Resumo


O objetivo geral deste artigo é desenvolver e implantar um plano de marketing para uma empresa que atua no segmento de remanufatura de cartuchos, com prestação de serviços e comércio de equipamentos para informática localizada na cidade de Sorocaba. A partir da análise e diagnóstico da realidade desta empresa, foi possível posicioná-la em um contexto estratégico bastante agressivo e competitivo. A empresa estava estagnada e para a superação das dificuldades interpostas pelos concorrentes e pelos ambientes em que a empresa está inserida, a criação e aplicação de plano de marketing vislumbra a possibilidade de ganho de mercado e alavancagem financeira em um momento de crise econômica e política. Os resultados apresentados mostraram que a empresa cresceu e após 6 meses da implantação do Plano de Marketing, foi possível constatar alguns ganhos bastante expressivos como aumento de 5% do número de clientes empresariais regulares. Em relação ao cliente pessoa física, o aumento do market share representou 7,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso permitiu inferir em implicações gerenciais, acadêmicas e recomendações para novas pesquisas.

 


Palavras-chave


Plano de Marketing; Mix de Marketing; Cartuchos

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DOI: https://doi.org/10.6034/922

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