Uma Análise das Informações Contábeis utilizadas pelos Micro e Pequenos Empreendedores do Município de Jacaraú/PB para o Processo de Tomada de Decisões. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n2p1832

Osmar Junior Gomes, Ulisses Gomes de Oliveira, Polyandra Zampiere Pessoa da Silva

Resumo


A utilização de informações contábeis é de grande importância para o processo de tomada de decisões assertivas pelos micro e pequenos empreendedores. Nesse sentido, tem-se como objetivo de pesquisa analisar quais informações contábeis os micro e pequenos empreendedores do município de Jacaraú/PB utilizam para o processo de tomada de decisão. Quanto à metodologia a pesquisa classifica-se quanto descritiva, qualitativa e quantitativa. Destaca-se que para coleta de dados utilizou-se um questionário contendo 13 questões abertas e fechadas. A amostra contou com 76 empresas. Os resultados indicaram que os micro e pequenos empreendedores utilizam as informações contábeis para a tomada de decisão, especificamente: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados. Além disso, verificou-se que a maioria dos gestores considera a contabilidade de essencial importância para o desenvolvimento e permanência da empresa no mercado

Palavras-chave


Informação Contábil; Tomada de decisão; Micro e Pequenos Empreendedores.

Texto completo:

PDF

Referências


BAIRRO, D. R. SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO. 2008. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco-PR, 2008.

BORGES, L. F. M.; LEAL, E A. Utilidade da informação contábil gerencial na gestão das micro e pequenas empresas: um estudo com empresas do programa empreender de Uberlândia – MG. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, (REGEPE). Minas Gerais, v.4, n.3, p. 116-146, 2015.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1). 2011

CONCEIÇÃO, A. de M.; SOUZA, P. M. V. A CONTABILIDADE GERENCIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO. Revista Eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira. v.1, n.1, p. 151-164, 2013.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo dando asas ao espirito empreendedor: Empreendedorismo e viabilização de novas empresas Um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

Cidade Brasil, Município de Jacaraú. Disponível em: http://www.cidadebrasil.com.br/municipio-jacarau.html. Acesso em: 03 fev. 2016

CNC – Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo. Empresômetro

MPE. Disponível em: http://www.jacarau.pb.gov.br/. Acesso: 29 fev. 2016

FABRETTI, L. C. Prática tributária da micro, pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2003.

FREZATTI, F.; AGUIAR, A. B. de; GUERREIRO, R. Diferenciações entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial: uma pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países. In: ENCONTRO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30, 2006, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2006. p. 9 – 22.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HENRIQUE, M. A. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA. 2008. 80 f. Monografia (Especialização em Gestão Contábil) – Universidade de Taubaté, Taubaté-SP, 2008.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=250730&search=paraiba|jacarau. Acesso em: 29 fev. 2016

IUDÍCIBUS, S. de. Teoria da contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994

PITELA, A.C. O desempenho profissional do contador na opinião do empresário. Revista Publicatio UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa, ano 8, n.1, 2000.

SANTIAGO, M. F. O EFEITO DA TRIBUTAÇÃO NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional) - Universidade de Taubaté, Taubaté-SP, 2006.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresa. Coleção Estudos e Pesquisa: Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil. 2011.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa. 7. ed. São Paulo, 2015.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas). Estudos e Pesquisas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/Quem-s%C3%A3o-os-pequenos-neg%C3%B3cios%3F,destaque,5. Acesso em: 20 fev. 2016

SILVA, D. S.; GODOY, J. A.; CUNHA, J.X. Manual de Procedimentos Contábeis para Micro e Pequenas Empresas. 5. ed., 2002.

STROEHER, A. M.; FREITAS, H. O uso das informações contábeis na tomada de decisão em pequenas empresas. Revista de Administração – eletrônica (RAUSP-e). São Paulo, v.1, n.1, p. 1-25, 2008.

VILELA, Vanessa et al. Um estudo sobre a percepção dos empresários das micro e pequenas empresas e dos profissionais de contabilidade acerca da informação contábil gerada. In: V CONGRESSO UFV DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE E II MOSTRA CIENTÍFICA. 2012. Viçosa/MG. Anais... Viçosa/MG. 2012. p. 1 – 11.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v11i2.912

Apontamentos

  • Não há apontamentos.