Sistema KANBAN: proposta de implantação no setor de estoque de matéria prima de uma indústria metalúrgica. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372016v10n2p8296

Daiane Maria de Genaro Chiroli, João André Crozatti

Resumo


O cenário do mercado mundial, se apresenta altamente competitivo e cada vez mais unificado, onde todas as informações são transmitidas em tempo real para o mundo todo, e os processos estão cada vez mais tecnológicos e dinâmicos. Desta forma cada vez mais se faz necessária atualizações e consequentemente mudanças nas organizações, para que não percam o seu espaço dentro desse cenário. Nas indústrias metalúrgicas, esse cenário não se encontra de forma diferente, principalmente por se tratarem na maioria das vezes em processos produtivos altamente mecanizados, onde possíveis diferenciais e redução de perdas dentro desses processos, pode se encontrar em detalhes que envolvam não só a transformação de uma matéria prima em um produto acabado, mas sim em todas as atividades que envolvem todo o processo produtivo da empresa. O presente trabalho, através da fundamentação teórica e do diagnóstico das dificuldades encontradas nos processos da empresa, apresenta uma proposta de implantação de um Sistema Kanban, mostrando as principais características da ferramenta e seu funcionamento, de forma a aumentar a eficiência das operações realizadas dentro da empresa.


Palavras-chave


Gestão de Estoque; Matéria Prima; Kanban; Metalúrgica

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à administração de materiais. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991. 167p.

DIAS, M. A. P. Administração de materiais- edição compacta- resumo da teoria, questões de revisão, exercícios, estudo de casos. São Paulo: Atlas, 1995. GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GABELA, J.M. Contribuição da informatização no sistema Kanban: critérios e exemplos de implementação. Florianópolis, SC, UFSC, 1995. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 162p, 1995.

GRAÇA, A. J. D. Just-in-time: uma ferramenta de sucesso no processo produtivo. São Paulo: Publifolha, 2005.

MOURA, Reinaldo A. Kanban: A Simplicidade do Controle de Produção. 5ª ed. São Paulo: IMAM, 2007.

OHNO, T. O sistema toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PEINADO, Jurandir. Implantação do kanban como base de um programa just in time:uma proposta de metodologia para indústrias. Dissertação de mestrado. UFSC. Florianópolis, 2000. SHINGO, S. O sistema Toyota de Produção segundo o ponto de vista da Engenharia de Produção. Porto Alegre: Bookman, 1996. SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.




DOI: https://doi.org/10.6034/877

Apontamentos

  • Não há apontamentos.