Gestão da Inovação: Estudo de Casos Múltiplos no Segmento de Reparação de Veículos. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372016v10n2p3453

Diogo Barbosa Leite, Lígia Maria Heinzmann

Resumo


O objetivo do estudo foi demonstrar a visão que os empreendedores possuem quanto à inovação, buscando constatar como aqueles que inovaram em seus negócios perceberam a inovação como ferramenta de diferenciação e de vantagem competitiva. Foram analisadas quatro empresas do segmento de reparação de veículos situadas em Cuiabá/MT. A pesquisa foi classificada como descritiva, de abordagem qualitativa e com coleta de dados realizada por meio de entrevista estruturada. O corte do estudo é transversal, os dados foram coletados entre os meses de Novembro e Dezembro de 2013. Os principais resultados se relacionam quanto às peculiaridades do segmento, sendo o caráter tecnológico da inovação a visão mais comum encontrada. Percebeu-se que a inovação tecnológica é crucial para a manutenção dos negócios e deve ser baseada principalmente em novas tecnologias e em processos. Além disso, verificou-se que as inovações acontecem por meio de sistemas implícitos pautados na interação entre os participantes do processo, como o líder, o colaborador, o fornecedor e o cliente. Nesse sentido, constatou-se o papel fundamental do líder como o indutor de grandes feitos inovadores. As organizações realizaram mais inovações incrementais por meio de inovações no seu modelo de negócio, serviços e processos.

 


Palavras-chave


inovação, gestão da inovação, reparação de veículos

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DOI: https://doi.org/10.6034/817

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