Implicações da matriz de importância e desempenho na análise da competitividade de microempresas

Diego Augusto de Jesus Pacheco, Melina Hostyn Ribeiro, Wagner dos Santos Fraga

Resumo


Com o aumento da importância das micro e pequenas empresas na economia do país, os empresários devem estar constantemente monitorando o comportamento do mercado e traçando estratégias competitivas. Com a devida atenção dada ao mercado é possível identificar os pontos que a empresa precisa de melhoria e onde a empresa está adequada ao mercado. O principal objetivo desse estudo foi avaliar a contribuição da matriz de importância e desempenho para melhorar a competitividade das microempresas. O questionário estruturado foi aplicado aos clientes de uma microempresa do setor de vestuário, através de uma pesquisa-participante conduzida pelo gestor da empresa. Em seguida, os resultados foram consolidados na matriz. Como resultados foi possível identificar os critérios a serem melhorados na microempresa. Por fim, foi usada a ferramenta 5W2H, para encaminhar a solução aos problemas identificados. Diante das informações coletadas, conclui-se que cada cliente é único, com suas necessidades e o caminho para que uma empresa tenha sucesso e plenitude no mercado é estar sempre avaliando as mudanças do mercado.


Palavras-chave


microempresa; competitividade; estratégias competitivas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE et al. Gestão da produção: utilização da matriz importância e desempenho em uma indústria de ração para aves. Revista Destaques Acadêmicos, 2011.

BARROS NETO; FORMOSO, J. P. C. T; FENSTERSEIFER, J. E. O conteúdo da estratégia de produção: uma adaptação para a construção de edificações. Ambiente construído: Revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 1, jan./mar, 2002.

CASSIOLATO, J. E.; LASTRAS, H. M.M. O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas. Pequena empresa: cooperação e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Relume Dumará (2003): 21-34.

COLTRO, A. A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo 1.2 (1996): p. 1-7.

COSTA, D. B.; FORMOSO, C. T.; LANTELME, E. M. V. Critérios para desenvolvimento de sistemas de indicadores de desempenho vinculados aos objetivos estratégicos de empresas da construção civil. In: XXII ENEGEP, 2002).

FREITAS, A. L. P. A qualidade em serviços no contexto da competitividade. Revista Produção on line, p. 1-24, 2005.

GOULART, A. M. C. Custo de oportunidade: oculto na contabilidade, nebuloso na mente dos cantadores. Revista Contabilidade Financeira, v. 13, n. 30, p.19-31, 2002.

KOTESKI, M. A. As micro e pequenas empresas no contexto econômico brasileiro. Revista FAE BUSINESS, n. 8, p. 16-18, maio, 2004.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Practice Hall, 2000.

KOWALSKI, F. D.; FERNANDES, C. F.; FARIA, A. C. Análise dos Controles Internos Relacionados às Atividades Ambientais das Cooperativas Catarinenses de Energia Elétrica por meio da Matriz de Importância-Desempenho de Slack. Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n.2, p. 153-177, 2010.

LAGES, V. N. Sistema Financeiro e as Micro e Pequenas Empresas: diagnósticos e perspectivas. 2. ed. Brasília: SEBRAE, 2004.

MOTTA, R. A busca da competitividade nas empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n.2, p. 12-16, 1995.

OLIVEIRA, O. V.; FORTE, S. H. A. C. Estratégias e ferramentas competitivas das MPE na região nordeste, Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.8, n.2, p. 18-37, 2014.

PEREIRA FILHO, E. V. et al. Qualidade do serviço oferecido por Academias de ginástica: um estudo multicaso na Cidade de Natal/RN. Dissertação de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar. 2013.

PEREIRA, G. M. Comparando flexibilidade no produto, custos e velocidade de desenvolvimento na indústria da moda chinesa e brasileira. Produção, v. 21, n.1, p. 27-38, 2011.

SANTOS, C. Z. G. ; SANTOS, J. R. Design de moda: o corpo, a roupa eo espaço que os habita. Saber acadêmico: revista multidisciplinar da UNIESP, São Paulo, n. 9, 2010.

SEBRAE. Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil. 2011.

SILVA, M. et al. Competitividade Organizacional: uma Tentativa de Reconstruçăo Analítica. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, Edição Especial, p. 33-49, 2010.

SKAF, P. Diagnóstico oportuno, apoio imprescindível. Onde estão as Micro e Pequenas Empresas do Brasil. 2006. Disponível em:

SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2006.




DOI: https://doi.org/10.6034/802

Apontamentos

  • Não há apontamentos.