UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO ABC COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM UMA LANCHONETE DE PEQUENO PORTE

Jacqueline Nardotto, Syntia Lemos Cotrim, Gislaine Camila Lapasini Leal

Resumo


No atual cenário do mundo globalizado, onde a concorrência só aumenta, sente-se a necessidade de identificar os problemas da empresa, principalmente a gestão de custos que é fundamental para a empresa não perder seu mercado. O presente estudo teve como intuito a aplicação do método de custeio baseado em atividade (ABC) em um estudo de caso em uma lanchonete de pequeno porte no interior, mostrando a importância da gestão de custos para as empresas e o quão fundamental é para o auxílio de tomadas de decisões assertivas e controle de custos para que assim possam se manter no mercado. Com os resultados da pesquisa foi possível identificar quais produtos merecem mais atenção e direcionar a tomada de decisões gerenciais da empresa, já que o método ABC proporciona cálculos de custos mais acurados, tanto para as atividades, quanto para os produtos e com isso obtém informações mais precisas relacionadas às operações realizadas na empresa além de uma melhor definição de custo sobre cada produto.


Palavras-chave


custos, custeio ABC

Texto completo:

PDF

Referências


ABIA. Mercado de Food Service. Disponível por http://www.abia.org.br/cfs2014/mercado.aspx. Acessado em 22/07/2015.

ANTUNES, Scarduelli Guilherme. Análise Gerencial de Custos em uma Lanchonete Localizada em Criciuma-SC. Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – Curso de Administração de Empresas, 2011.

BOMFIM, Eunir de Amorim; PASSARELLI, João. Custos: e formação de preços. 4.ed. São Paulo: IBO Thomson, 2006. 570 p.

BORNIA, Antônio C., Análise Gerencial dos Custos, Aplicação em empresas modernas. 3ªed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRUNI, Adriano L.; FAMÁ Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRUNI, Adriano Leal. A administração de custos, preços e lucros: com aplicação na hp12c e Excel. 5. ed. São Paulo: Atlas S.a., 2006. 385 p.

CALESSO, Daniel B. Analise de custos com foco em método ABC, Variável e Absorção, 2010. TCC (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

CASALI, Adriana Machado et al. Sistema ABC: Implantação e resultados. Revista Brasileira de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v.1, n. 2 set. 1995.

GUIMARÃES, Levi S.; MEDEIROS, Hyggor S.; SANTANA, Alex F.B.; PEREIRA, Marcelo, S. Redução de custos no processo produtivo com a utilização do ABC e Ferramentas Lean: estudo de caso em uma indústria de componentes de refrigeração. Gestão da Produção, Operação e Sistemas (GEPROS), v. 10. n.1, 2015.

HORNGREN, Charles T.; DATAR, Srikant M.; FOSTER, George Contabilidade de custos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Prentice Hall, 2004.v. 2.

KAPLAN, Robert; COOPER, Robin. Custo e desempenho: administre seus custos para ser mais competitivo. São Paulo: Futura, 1998.

LEONE, George S. G. Curso de Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 1997.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas,2003.

MEGLIONARI, Evandir. Custos: Análise e Gestão. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MELO, Kamila Batista; PRIETO, Marina Freitas. A gestão de custos em micros e pequenas empresas - mpes: um estudo de caso em empresas de panificação na cidade de Uberlândia. In: Conferência Interamericana de Contabilidade Socioambiental -América do Sul III CSEAR’, 2013, Belém.

NAKAGAWA, Masayuki. ABC Custeio baseado em atividades. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.

PAMPLONA, Edson de O. Contribuição para a análise crítica do sistema de custos ABC através da avaliação de direcionadores de custos. Tese de Doutorado. EAESP/FGV, 1997.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 76-96.

RAUPP, Fabiano Maury; CAVALCANTE. Implementação do Custeio Baseado em Atividades para Gestão dos Gastos de uma Empresa de Serviços Alimenticios. VIII Encontro de Estudo em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE). Goiânia, 2014.

SHANK, John K.; GOVINDARAJAN Vijay. A Revolução dos Custos. Trad.Luiz Orlando Coutinho Lemos. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

SILVA, Jaqueline et al. Aplicação do Método ABC no Cálculo dos Custos de Produção em uma Empresa de Soldados para Calçados. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Bento Gonçalves, RS, 2012.

WERNKE, Rodney. Gestão de Custos – Uma abordagem Prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.




DOI: https://doi.org/10.6034/799

Apontamentos

  • Não há apontamentos.