A Produção Nacional em RBV: Características Gerais e Tratativa dos Recursos na Pesquisa em Organizações de Menor porte

Ricardo Lebbos Favoreto, Fernando Antonio Ribeiro Serra

Resumo


A Resource-based View (RBV) é reconhecida como uma das principais teorias do campo da estratégia. Assim como ocorreu em nível mundial, no Brasil, a teoria influenciou extensamente o campo da estratégia. O volume e a complexidade da produção intelectual correspondente colocam ao pesquisador o desafio de conhecer, ordenadamente, suas características gerais. Sendo a teoria modelada preponderantemente pela análise da grande organização, acresce-se o desafio de se compreender como são tratados os recursos – elemento nuclear da teoria –na pesquisa cuja análise recai sobre organizações de menor porte. O estudo relatado neste artigo, partindo do exame dos acervos de alguns dos mais importantes periódicos nacionais, apresenta i) indicativos qualificadores da teoria, ii) tematizações e iii) afigurações temáticas diagnosticadas na pesquisa conduzida com organizações de menor porte. As análises apoiam-se em dados estatísticos e reconhecimentos textuais. No que se refere às características gerais, os resultados demonstram a predominância de estudos empíricos e, entre eles, de investigações qualitativas. No universo de organizações pesquisadas, prevalecem as de grande porte e as nacionais. Os resultados demonstrados contribuem para elucidar o modo como a teoria está configurada e, também, especialmente no que toca às organizações de menor porte, apontam para possibilidades de extensões na teoria vigente.


Palavras-chave


Resource-based View (RBV); Produção Intelectual Nacional; Mapeamento Bibliográfico; Recursos; Organizações de Menor Porte.

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DOI: https://doi.org/10.6034/738

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