A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE GERENCIAL EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

Bruno Rodrigues Campos, Andre Eugenio de Goes Monteiro Gáudio

Resumo


No contexto atual da economia, não só a brasileira, como a mundial, observa-se que as micro, pequenas e médias empresas desempenham um papel fundamental na geração de riqueza e empregos para a população. As PME’s possuem uma importante parcela de representação na economia, tais como o percentual de número de postos de trabalhos, percentual no faturamento, dentre outros. Este estudo tem por objetivo averiguar se as micro e pequenas empresas situadas na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro utilizam ferramentas de controle gerencial no processo de gestão, destacando ainda quais são as principais ferramentas utilizadas por elas. A pesquisa foi feita através da aplicação de um questionário estruturado no mês de abril de 2014, cujo levantamento dos dados foi feito em 20 pequenas e médias empresas.Conclui-se que a nem todos os controles são amplamente utilizados. As empresas mais antigas parecem ter mais preocupação com uma gestão mais apurada, utilizando mais itens de controle. Os controles de custo que tem impacto direto na margem de contribuição são mais usados. Existe uma preocupação também com a competitividade de mercado na formação de preços.


Palavras-chave


Micro e pequenas empresas. Ferramentas de controle gerencial. Tomada de decisão.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIK, Luis Roberto. A Administração Financeira das Pequenas e Médias Empresas. Revista FAE BUSINESS, n. 8, p. 35-38, maio. 2004.

KASSAI, S. As empresas de pequeno porte e a contabilidade: caderno de estudos. São Paulo, FIPECAFI, v.9, nº 15, p.60 – 74 Jan/Jun 1997.

LIMA, Amadeu Nascimento; IMONIANA, Joshua Onome. Um estudo sobre a importância do uso das ferramentas de controle gerencial nas micro, pequenas e médias empresas industriais no Município de São Caetano do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.2, n.3, p.28-48, 2008.

RODRIGUES, Rodrigo. A importância de indicadores na gestão de PMEs. Monografia para obtenção de título de Bacharel em Ciências Contábeis. UFF, 2011.

Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006; Institui o Estatuto Nacional da Micro empresa e da Empresa de Pequeno porte. DOU de 15.12.2006.

Art. 966 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil). Lei de Introdução ao Código civil.

OLIVEIRA, A. M. Informações contábeis - financeiras para empreendedores de pequeno porte. 2001. Dissertação de Mestrado, FEA/USP. São Paulo: 2001.

FERREIRA NETO, B. J. Informações contábeis e o processo decisório em pequenas

empresas: estudo exploratório na cidade de Goiânia. 2002. Dissertação (Mestrado),

FEA/USP, São Paulo, 2002.

CAMPIGLIA, A. O; CAMPIGLIA, O. R. P. Controles de gestão: controladoria financeira das empresas. São Paulo: Atlas, 1995.

BORTOLASO, I. V.; VERSCHOORE, J. R.; ANTUNES, J. A. V. Estratégias Cooperativas: avaliando a gestão da estratégia em redes de pequenas e médias empresas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.14, n.45, pp.419-437.

SILVA, A. A, Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

ALMEIDA, D. M; STRAIOTO, D. M. G. T. Avaliação de Empresas: como determinar o valor de uma empresa utilizando o método do Fluxo de caixa descontado. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília: CFC, nº 135,2002.

ATKINSON, A. et al. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

ROMAN, L. F. M.; CARNIELLO, M. F.. Iniciativas Institucionais de fomento a micro e pequenas empresas no Município de Taubaté, SP. Gestão e Desenvolvimento (FEEVALE), v. 9, p. 23-40, 2012.

SEBRAE. Participação das Micro e Pequenas empresas na economia brasileira/Julho, 2014. SEBRAE, 2013.

BNDES ;PINTO; L.G.;. Estudos sobre capital de risco. Capital de Risco: Uma Alternativa de Financiamento às Pequenas e Médias Empresas de Base Tecnológica – O Caso do Contec. 1996.

DORNELAS, J. C. A; Empreendedorismo: transformando idéias em negócio; p.16-55. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P.C; Controladoria: teoria e prática.3ª Ed.São Paulo: Atlas,2004.

MULLER, C.J; Modelo de gestão integrando planejamento estratégico, sistemas de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO - Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações); UFRGS, 2003.

SHANK, J.K; GOVINDARAJAN. V; Gestão estratégica de custos: A nova ferramenta para obter vantagens competitivas.p.16-55. (2008).

ASSAF NETO, Alexandre; SILVA, C. A. T; Administração do capital de giro. 3.ed. SÃO PAULO: Atlas, 2002. 211 pp.




DOI: https://doi.org/10.6034/692

Apontamentos

  • Não há apontamentos.