FESTIVAL DO CHOCOLATE DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE RIBEIRÃO PIRES: UM ESTUDO DA COOPERAÇÃO ENTRE MICROEMPRESAS POR MEIO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Hellen Claudia Donato, LUCIANE DIAS, NORBERTO RODRIGUES, ISABEL CRISTINA DOS SANTOS

Resumo


O objetivo do presente estudo é identificar a cooperação na rede de microempresas composta pelas barracas do Festival do Chocolate na cidade de Ribeirão Pires, que já ocorre há 9 anos nessa Estância Turística com venda de chocolates, doces, salgados e artesanatos. A pesquisa é exploratória com caráter descritivo. Os dados foram tabulados no software (UCINET), com a obtenção de estatísticas descritivas e métricas de centralidade e densidade. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionário e observação realizados com 30 representantes das barracas, além do responsável pela Secretaria de Turismo da Cidade. Os dados secundários foram coletados por meio de sites das empresas e órgãos públicos. Como resultado verificou-se que os micro-empresários que participaram nas edições anteriores do evento são as mais procuradas pelos expositores iniciantes que buscam informações sobre o Festival. Além disso, eles trabalham cooperativamente uns com os outros com o objetivo de tornar mais fácil gerir o negócio.

Palavras-chave


Análise de Redes Sociais. Cooperação. Compartilhamento de Informações

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DOI: https://doi.org/10.6034/690

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