ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS COMPETITIVAS DAS MPE NA REGIÃO NORDESTE

Oderlene Vieira de Oliveira, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

Resumo


No Brasil, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2011), o conjunto das MPE corresponde a mais de 99% do total de empreendimentos formais em funcionamento no País, e do total de MPE no Brasil, 18,1% estão localizadas na região Nordeste. Essas empresas de micro e pequeno portes são pilares de sustentação da economia brasileira, quer pela sua enorme capacidade geradora de empregos, quer pelo infindável número de estabelecimentos desconcentrados geograficamente. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar as posturas estratégicas, estratégias e ferramentas competitivas utilizadas pelas MPE na região Nordeste. Com tal propósito foi realizada uma survey em 2013 em 383 MPE na região Nordeste do Brasil. Conclui-se que as MPE estão atuando com estratégias típicas de sobrevivência de mercado e de manutenção (competitividade), e estratégias de expansão de mercado e exportação ainda está longe de ser uma realidade. Atuam, em sua maioria, ainda sem uso de ferramentas competitivas (28,1% utilizam Planejamento Estratégico e 21,6% Plano de Negócio), indicando um longo caminho ao fortalecimento do gerenciamento do negócio, constituindo-se uma grande oportunidade para governo, universidades, consultorias e também para os bancos ao estímulo do uso de ferramentas de gestão.


Palavras-chave


Estratégia de Negócio; Ferramentas Competitivas; MPE; Região Nordeste; Brasil.

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DOI: https://doi.org/10.6034/659

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