MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ANÁLISE DE CUSTOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA EMPRESA DO SETOR VAREJISTA DE AUTOPEÇAS

Carlos Roberto Souza Carmo, Junício Aparecido Cortes Lima, Vidigal Fernandes Martins, Vinícius Silva Pereira, Adeilson Barbosa Soares

Resumo


Diante da importância econômica e social das Microe Pequenas Empresas, este trabalho teve por objetivo aplicar a metodologiaquantitativa da análise de regressão linear em um conjunto de dados primários eproduzir informações que possibilitassem análises do tipo custo-volume-lucro(CVL), a partir de um estudo de caso único realizado em uma pequenaempresa do setor varejista de autopeças. Tudo isso, considerando que aempresa alvo desse estudo possui suas informações acumuladas, de forma muitosimplista, em planilhas eletrônicas. Levando-se em consideração aslimitações referentes à utilização da análise CVL em empresas que trabalham commais de um tipo de produto, a aplicação da análise de regressão linear simplespermitiu: separar os gastos da empresa investigada em fixos e variáveis;identificar qual a sua margem de contribuição percentual; estimar qual o volumemínimo de receitas para atingir o seu ponto de equilíbrio contábil; e,identificar a existência de uma margem de segurança operacional.Adicionalmente, foi possível utilizar as informações produzidas a partir daanálise de regressão linear para estimar, preditivamente, qual o montante dosgastos relacionados ao custo das mercadorias vendidas mensalmente e dasrespectivas despesas mensais

Texto completo:

PDF PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/567

Apontamentos

  • Não há apontamentos.