FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO COMÉRCIO DE LONDRINA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DAS CONFIGURAÇÕES

Saulo Fabiano Vieira

Resumo


Esta pesquisa visa verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação da estratégia em pequenas empresas de comércio de Londrina/PR. Como referencial teórico utilizou-se os estudos de Cochia e Machado da Silva (2004) acerca do contexto ambiental; Miles e Snow (1978), sobre os tipos de estratégia; os trabalhos de Carland, Carland e Hoy (1992; 1998) e Inácio Júnior e Gimenez (2004) para mensurar o grau empreendedor; e Volberda e Elfring (2001) e Mintzberg (1990, 2000, 2001) para a classificação dos tipos estratégicos. Quanto aos procedimentos metodológicos, classifica-se como quantitativa, descritiva e exploratória. A pesquisa foi aplicada pessoalmente com o principal dirigente das empresas de comércio, da região central de Londrina, perfazendo um total de 100 empresas. Para análise dos dados foram respeitadas as premissas de cada um dos quatro instrumentos utilizados. Quanto aos resultados, observou-se que a atitude empreendedora do principal dirigente dessas pequenas empresas classifica-se como Empreendedora; sendo a principal perspectiva de estratégia competitiva adotada a Visionária; estando as empresas inseridas em um contexto ambiental Local, influenciadas diretamente pelos costumes e valores locais; quanto à dimensão predominante no desenvolvimento da estratégia nessas empresas constatou-se a do tipo Defensor, que mantém uma linha de produtos/serviços relativamente estável.

Palavras-chave


Estratégia; Formulação Estratégica; Administração de MPEs; Empreendedorismo.

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DOI: https://doi.org/10.6034/544

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