Estratégia de atuação em rede de negócios: estudo de caso no pequeno varejo de alimentos / Operation strategy in business network: Case study in small retail food

Marcos Antonio Gaspar, Fabio Borgato, Isac Cordeiro de Lima

Resumo


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O varejo é um dos principais canais de distribuição de alimentos e bens de consumo de todo o mundo. Nos últimos anos verificou-se que as grandes redes de supermercado têm buscado inserir-se nos bairros periféricos das grandes cidades através da instalação de lojas menores e mais próximas aos consumidores. Os pequenos mercados, em contrapartida, buscaram associar-se à redes de negócios, vislumbrando assim maior competitividade por meio do acesso à uma diversidade maior de fornecedores. Esta pesquisa buscou demonstrar a viabilidade da inserção de pequenos comércios varejistas de alimentos em redes de negócios lideradas por grandes atacadistas, bem como evidenciar as principais características envolvidas nessa operação e os benefícios auferidos pelos participantes associados à rede. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa através de entrevistas com o proprietário e o gestor de um supermercado associado a uma rede de negócios de varejo de alimentos. A pesquisa evidenciou que a associação fortaleceu a marca do mercado na vizinhança por meio de ações de marketing, padronização visual das lojas, maximização do layout, promoções e propaganda. Não obstante, a associação à rede de negócios mostrou-se uma importante estratégia diante da concorrência que ameaça inserir-se na região de atuação do mercado.


Retail is one of the main distribution channels for food and consumer goods around the world. In recent years it has been found that large supermarket chains have sought to insert themselves in the suburbs of big cities by installing smaller shops and closer to consumers. The small markets, in contrast, sought to join business networks, thus envisioning greater competitiveness through access to a greater diversity of suppliers. This study aimed to demonstrate the feasibility of inserting small shops food retailers in business networks led by large wholesalers, as well as highlight the main features involved in this operation and the benefits earned by participants associated with the network. Therefore, we performed a descriptive qualitative through interviews with the owner and manager of a supermarket associated with a network of retail food business. The research showed that the association strengthened the brand's market in the neighborhood through marketing activities, visual standardization of stores, maximizing layout, promotions and advertising. Nevertheless, the association of business network proved to be an important strategy in the face of competition that threatens to insert itself in the region near the supermarket


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DOI: https://doi.org/10.6034/539

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