A inovação em empresas de pedras preciosas de ametista do sul: um comparativo à luz da internacionalização / The innovation in companies amethyst gemstones of south: a comparative reference to internationalization

Luciane Aparecida Barbieri da Rosa, Jordana Marques Kneipp, Roberto Schoproni Bichueti, Clandia Maffini Gomes, Oracelia de Albiero Cesario, Flavia Luciene Scherer

Resumo


A inovação consiste em um fator fundamental na determinação da competitividade organizacional. O desafio da inovação torna-se ainda maior para as empresas que atuam no mercado externo. Inserido neste contexto, o presente estudo se propõe analisar a maturidade inovadora de duas empresas atuantes no setor da mineração de pedras preciosas, comparando-as de acordo com o seu grau de internacionalização. Para atingir este objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio de estudo de caso. Foram selecionadas duas empresas, uma com atuação no mercado externo e outra que atua somente no mercado interno. O modelo conceitual utilizado é adaptado de Bachmann e Destefani (2008), baseado nas 12 dimensões da inovação propostas por Sawhney et al. (2006) e permite avaliar a maturidade inovadora das organizações de pequeno porte. Com base nos resultados, não foi possível observar diferenças significativas no grau de inovação das duas empresas, já que ambas apresentaram baixo grau de inovação e foram classificadas como “inovativas ocasionais”. Nesse sentido, conclui-se que a inovação não consiste em uma prática recorrente nas organizações de pequeno porte investigadas e não há diferenças em relação à maturidade inovadora de acordo com o grau internacionalização das empresas.

Innovation is a key aspect in determining organizational competitiveness. The innovation challenge becomes is even greater for companies operating in foreign markets. In this context, this study aims at analyzing the innovative maturity of two companies in mining of precious stones, comparing them according to their internationalization degree. To achieve this goal, we developed a qualitative study, with a exploratory character, through the case study. We selected two companies. One of them operates in the foreign market and the other operates only on the domestic market. The conceptual model used is adapted from Bachmann and Destefani (2008), based on 12 dimensions of innovation proposed by Sawhney et al. (2006), and allows evaluating the innovative maturity of small organizations. Among the results, we could not observe significant differences in the degree of innovation of both companies. Both of them had low levels of innovation and were classified as "occasional innovative". In this sense, it is concluded that innovation isn’t a recurring practice in this companies. In additional, there aren’t differences in the innovative maturity according to degree of internationalization.


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DOI: https://doi.org/10.6034/478

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