O PERFIL DO EMPREENDEDORISMO NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS NA PERSPECTIVA DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO

Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza, Cesar Reinaldo Rissete, Siéglinde Kindl da Cunha, Joana Paula Machado, Paulo Alberto Bastos Junior, Simara Maria de Souza Silveira Greco

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar o perfil do empreendedor nos países latino-americanos na perspectiva da inovação. Utiliza-se, como referencial teórico, o conceito adotado pela Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM sobre o empreendedor e o potencial de inovação dos empreendimentos a partir da análise de três variáveis, a saber: conhecimento do produto pelo mercado, número de concorrentes e idade das tecnologias e processos. O levantamento dos dados desta pesquisa foi possível por meio do intercâmbio entre os parceiros consorciados do GEM. Os resultados mostram que, apesar da América Latina ser uma das regiões mais empreendedoras, as idiossincrasias sociais e econômicas e políticas locais geram resultados diferentes para os países analisados. Os que possuem o maior potencial de inovação mostram elevadas taxas de escolaridade, o que traz, como insights iniciais, a relevância da escolaridade para desenvolver este perfil que, na maioria das vezes, está associado ao empreendedorismo por oportunidade ou voluntário.


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DOI: https://doi.org/10.6034/45

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