Análise da viabilidade de investimentos para tornar ecologicamente correto o produto de uma pequena empresa

Mariana Cristina Ferri, Geysler Rogis Flor Bertolini, Loreni Teresinha Brandalise

Resumo


Este estudo objetivou analisar a viabilidade de investimentos de uma pequena indústria de biscoitos, para tornar seu produto ecologicamente correto. Utilizou-se o modelo de Bertolini (2009), composto de seis etapas: identificar as características dos produtos ecológicos valorizados pelos consumidores; levantar a previsão de compra do produto ecológico e sua relação de preço; identificar a periodicidade de consumo e o preço projetado pelos consumidores; determinar o volume necessário de investimentos para a fabricação de produtos ecologicamente corretos; projetar o retorno financeiro dos produtos ecologicamente corretos; analisar a proposta de investimentos dos produtos ecologicamente corretos. A pesquisa foi aplicada em dois momentos a populações distintas. A primeira contempla uma população os possíveis compradores de biscoitos, a uma amostra limitada a dois supermercados localizados em Cascavel no Paraná. Como resultado, verificou-se que o produto valorizado pelo consumidor são produtos orgânicos. Para tornar o biscoito orgânico, haverá um aumento de 460,5% no custo. A segunda população pesquisada foi a de consumidores de celeiros. Como resultado, verificou-se que 13,51% dos entrevistados pagariam mais pelo biscoito. Os cálculos mostraram um Retorno Financeiro Projetado para cada R$ 1,00 investido, ou seja, a empresa terá R$ 17,00 de retorno para a quantidade de 2025 consumidores, tornando-o, portanto, viável.

This study examines the feasibility of investments in a small cookies industry to make their products environmentally correct. We used the model of Bertolini (2009), composed of six steps: identify the characteristics of green products valued by consumers, raising the forecast purchase of environmentally friendly product and its relationship to price, to identify the frequency of consumption and projected consumer price And determine the required volume of investments into the manufacturing of environmentally friendly products, projecting the payback of eco-friendly products, to analyze the proposed investment of green products. The survey was administered at two different populations. The first deals with a population of potential buyers biscuits, a sample limited to two supermarkets located in Cascavel in the state of Paraná. As a result, it was found that the product is valued by consumers for organic products. To make organic cookies, there will be an increase of 460.5% in cost. The second group analyzed the consumers of barns. As a result, it was found that 13.51% of respondents would pay more for biscuit. The calculations showed a projected financial return for every R$ 1.00 invested, ie the company will have R$ 17.00 in return for the amount of 2025 consumers, making it therefore possible.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/409

Apontamentos

  • Não há apontamentos.