CONSULTORIA ORGANIZACIONAL: UTILIZAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO PELAS PEQUENAS EMPRESAS DE CONSULTORIA E PELOS CONSULTORES AUTÔNOMOS NA BUSCA DE COMPETITIVIDADE

Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro, Marco Antonio Sampaio de Jesus, Camila Papa Lopes, Rafael Mateus Barreto

Resumo


A atividade de consultoria organizacional atualmente é baseada em conhecimento. A competição nessa “indústria” é grande, assim como ocorre em outros setores da economia. A partir da década de 1980, ocorreram importantes transformações na forma de atuação das empresas de consultoria que hoje buscam um maior relacionamento com seus clientes. A pesquisa procurou verificar como o marketing de relacionamento pode ser utilizado pelas pequenas empresas de consultoria e pelos consultores autônomos para que estes possam se posicionar de forma mais competitiva nessa “indústria” que conta com algumas grandes empresas de atuação mundial e outras de atuação nacional/regional. Percebeu-se que o marketing de relacionamento, se abordado de forma estratégica e bem implementado, demonstra eficácia na busca de competitividade pela criação de relacionamentos sociais e estruturais que propiciam maior retenção de clientes e, como conseqüência, crescimento no volume de negócios. As evidências mostram a necessidade de futuros estudos a respeito dos instrumentos gerenciais e de marketing que podem ser adotados por consultores autônomos que podem aliar tecnologia com estratégias de atuação e assim garantir às empresas novos formatos de negócios e serviços.


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DOI: https://doi.org/10.6034/228

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