AS REPRESENTAÇÕES E AS PRÁTICAS SOCIAIS DAS "SACOLEIRAS" NA FEIRA HIPPIE DE BELO HORIZONTE: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE EMPREENDEDORAS DE PEQUENOS NEGÓCIOS

Thiago Duarte Pimentel, Alexandre de Padua Carrieri, Alfredo Rodrigues Leite da Silva, Rafael Diogo Perreira, Mariana Pereira Chaves Pimentel

Resumo


O objetivo deste artigo é evidenciar as práticas e as representações sociais das “sacoleiras”, tidas também como empreendedoras de pequenos negócios, que adquirem seus produtos pessoalmente em feiras populares de variedades. O estudo se enquadra como exploratório, numa abordagem qualitativa, desenvolvida em base empírica norteada por contribuições da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003). Inicialmente apresenta-se um referencial sobre representações e sobre as práticas sociais. Em seguida destacam-se os aspectos metodológicos que conduziram esta investigação com dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados pela Análise do Discurso (FIORIN, 2003). Os resultados apresentam um conjunto de práticas sociais permeadas por três representações: a) a viagem de negócios como trabalho árduo, mas que oferece sucesso à atividade comercial; b) as relações sociais (pessoais) baseando as comerciais; e c) o viajante de negócios como uma atividade profissional. Essas representações ao fornecerem o significado do trabalho e de suas práticas sociais acabam por estruturar, em grande parte, a atividade desses atores.


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DOI: https://doi.org/10.6034/195

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