Aplicação de nova ferramenta de Diagnóstico Financeiro integrada a uma pesquisa de geomarketing no varejo de autopeças

Givaldo Guilherme dos Santos, Cida Sanches, Samuel Ferreira, Edimilson Eduardo da Silva, Aleixo Fernandes

Resumo


Resumo

A proposta desse artigo técnico é apresentar a aplicação da nova ferramenta denominada G2MC 2.0 no diagnóstico financeiro, integrada a uma pesquisa de geomarketing no varejo. Sob a lente do método Design Science a ferramenta foi utilizada para apresentar um cenário financeiro diante de um plano de contas inicial para apontar um panorama de viabilidade de uma loja de autopeças na região de Campinas/SP. Sob a ótica teórica da contabilidade gerencial o artefato foi utilizado com a aplicação de conceitos consagrados, tais como ponto de equilíbrio, retorno do investimento, custos fixos e variáveis, rentabilidade, lucratividade, margem de contribuição entre outros. Os indicadores apontaram um relatório final que abalizou a eficácia desse instrumento complementar na formatação inicial do negócio voltado para pequenas empresas no varejo principalmente no âmbito financeiro com vistas a tomada de decisão do empreendedor.

Palavras-chave: G2MC 2.0, varejo, Design Science, geomarketing, autopeças

Texto completo:

PDF

Referências


Baldo, J. H. (2020). A decisão de compra de autopeças em uma relação B2B na cidade de Eunápolis-BA (Doctoral dissertation).

De Mello, A. A. P. C., & De Moura, F. A. (2013). Varejo de Autopeças. Ferreira, R. J. (2022).

Contabilidade de custos: teoria e questões comentadas. Editora Ferreira. Gitman, L. J. Princípios de Administração Financeira. 7ª ed. São Paulo: Harbra, 2002.

Hevner, A.R., March, S.T. & Park, J. (2004). Design Science in information systems research. MIS Quarterky, v.28, n.1, pp.75-105, 2004 Kotler, P. Keller, K. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Iudícibus.

Sérgio de, Marion, José Carlos. Curso de Contabilidade para não Contadores. 8ª ed. - São Paulo: Atlas, 2018.

Mattar, F.N. Administração de varejo. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: 2011 Padoveze, C. L. (1999).

O papel da contabilidade gerencial no processo empresarial de criação de valor. Caderno de Estudos, 01-16. Sindipeças. Disponível em https://www.sindipecas.org.br/home/. Trentin, V. (2019).

Contabilidade gerencial e suas ferramentas de gestão financeira: estudo de caso em uma microempresa de comércio de atacado e varejo de produtos alimentícios.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i2.1912

Apontamentos

  • Não há apontamentos.