QUE SEJA DOCE MEU “BENDITO DOCE”!

Eufrásio Vieira dos Anjos Júnior

Resumo


O caso trata do dilema vivido por Allana em sua empresa de doces por encomenda, a Bendito Doce, na cidade de Solânea-Paraíba. A empresa surgiu como fonte de renda para realização do sonho de ser Bacharel em Direito de Allana, como também da oportunidade de oferta de um produto e serviço pouco explorado. As demandas por doces iam crescendo concomitantemente ao processo de formação de Allana, tornando-se um dilema quanto a sua disponibilidade de tempo e dedicação para a empresa. A Bendito Doce é uma empresa totalmente familiar cujas colaboradoras são suas tias e a estrutura da empesa é na cozinha da casa dos pais. A aplicação deste caso tem como objetivo proporcionar aos participantes que se coloquem no papel de um Microempreendedor Individual (MEI) e reflita sobre as situações de conflitos e decisões gerenciais. O caso é baseado numa experiência real e os dados foram coletados com uso de observação in loco e entrevista a partir de um roteio semiestruturado. A aplicação do caso é indicada a disciplinas de empreendedorismo e planejamento estratégico em cursos de graduação na área de gestão.

Palavras-chave


Caso para Ensino; Gestão Organizacional; Doceria; Microempreendedor Individual.

Texto completo:

PDF

Referências


Costa, E. A. (2011). Gestão Estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo: Saraiva.

Dornelas, J. C. A. (2018). Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. (7a ed). São Paulo: Empreende.

Drucker, P. F. (2002). Inovação e espírito empreendedor: Práticas e Princípios. Tradução de Carlos Malferrari. (6a ed). São Paulo: Pioneira Thompson.

GEM (2017). Global Entrepreneuship Monitor: relatório executivo. Recuperado em 20 de dezembro de 2019 de https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf.

Hitt, M., Ireland, R. D., Hoskisson, R. E. (2011). Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Maximiano, A. C. A. (2011). Administração para empreendedores. (2a ed). São Paulo: Pearson Universidades.

SEBRAE (2019). Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Perfil das microempresas e empresas de pequeno forte. Acessado em 12 de junho de 2019 de https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ro/artigos/perfil-das-microempresas-e-empresas-de-pequeno-porte-2018,a2fb479851b33610VgnVCM1000004c00210aRCRD




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i3.1724

Apontamentos

  • Não há apontamentos.