USO DE MÍDIAS SOCIAIS E GESTÃO DE MARCA PESSOAL DE EMPREENDEDORAS DIGITAIS

Izadora Tavares de Souza, Frederico Leocádio Ferreira, Juliana Maria Magalhães Christino

Resumo


O objetivo deste estudo discutir quais são os impactos da utilização da mídia social Instagram como ferramenta na construção da marca pessoal de empreendedoras digitais pertencentes à região sudeste do Brasil. Para cumprir esse objetivo, entrevistas em profundidade com empreendedoras digitais foram realizadas, analisados por meio da análise de conteúdo temática. As estratégias e elementos elencados pela literatura utilizada foram reconhecidas como importantes para as entrevistadas, e nota-se que paradigmas em torno da figura da mulher empreendedora, que precisa enfrentar ainda mais desafios, como o somatório de papeis sociais, são suavizados com a possibilidade de empreender no Instagram. O artigo inova ao discutir o papel do Instagram para mitigar as dificuldades enfrentadas por empreendedoras mulheres no Brasil, bem como trazer os estudos sobre estratégias de marca pessoal para o território nacional. O estudo elenca quais as principais estratégias de marca pessoal adotadas pela amostra em questão, e suas estratégias de enfrentamento para empreender frente a adversidades, o que pode contribuir para futuras empreendedoras guiarem seus negócios.

Palavras-chave


Marca Pessoal; Empreendedorismo Feminino; Mídia Social; Instagram.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v17i2.1715

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