Planejamento Estratégico em Micro e Pequenas Empresas do APL de semijoias de Limeira/SP

Carlos Augusto Freitas da Silva, Vera Mariza Henriques de Miranda Costa, Edmundo Escrivão Filho, Leonel Mazzali

Resumo


O planejamento estratégico (PE) é uma ferramenta gerencial chave para as exigências empresariais, que pode orientar as interações entre os ambientes interno e externo. Apesar da relevância do PE, micro e pequenas empresas (MPE’s) utilizam-se pouco dessa ferramenta, seja pela complexidade, em razão de aspectos técnicos ou por falta de percepção de resultados práticos. A pesquisa que deu suporte ao presente artigo tem como objetivo principal identificar as especificidades das MPE’s que mais interferem na elaboração/adoção do PE. Por meio de um estudo multicasos foram investigadas cinco MPE’s presentes no Arranjo Produtivo Local (APL) de semijoias de Limeira/SP. Dentre as justificativas para a escolha do universo, está a relevância da atividade de semijoias para o município e sua representação, de 60%, na produção nacional desse segmento. Os resultados foram analisados focando, prioritariamente, as especificidades organizacionais, decisionais e individuais das empresas investigadas. Pôde-se identificar que: a centralização de decisões no empresário; a necessidade de resultados de curto prazo e as decisões baseadas na intuição e na experiência dos sócios; aliadas à baixa expectativa de ganho de produtividade, com a utilização do PE no médio prazo, constituem fatores determinantes da baixa utilização dessa ferramenta pelas empresas que, no entanto, se valem de outras estratégias para garantir seu bom desempenho.

Palavras-chave


Planejamento Estratégico. Micro e Pequenas Empresas. Setor de semijóias. Arranjo Produtivo Local (APL). Planejamento flexível.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. I. R.. Manual de planejamento estratégico. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ALVES, J.N.; SILVA, T.B.; TAVARES, C.E.M.; DAL-SOTO, F. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.7, n.2, p.80-100, mai/ago 2013.

ANDREWS, K. R. The Concept of Corporate Strategy. Dow Jones Irwin, 1971.

BOECHAT, M.N. Planejamento estratégico: aplicação nas micro e pequenas empresas. 109 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) Fundação Getúlio Vargas -FGV-RJ. 2008.

COELHO, J. M.; SOUZA, M. C. A. F. A Importância do Planejamento Estratégico para as Empresas de Pequeno Porte. In: Anais...IV Congresso Brasileiro de gestão Estratégica de Custos. São Paulo, SP, 1999.

ESTADO DE SÃO PAULO. Câmara Dos Deputados. Lei Nº 13.610, de 10 de Janeiro de 2018. Confere ao Município de Limeira, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional da Joia Folheada. Disponível em: .Acesso em:02 abr. 2021.

FERNÁNDEZ HURTADO, S. R.; MARTÍNEZ MARTÍNEZ, L. A.;_ NGONO FOUDA, R.A. Revista de la Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas. Universidad de Nariño. ISSN 0124-8693 ISSN-E 2539-0554 Vol. XX No. 1, p. 254-279, 2019.

FIESP- Competitividade regional, APL Limeira (Jóias folheadas), 2008. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/competitividade-regional/apl-limeira-joias-folheadas/. Acesso em 15 de set. 2016.

FLETCHER, M.; HARRIS, S. Seven aspects of strategic formulation: exploring the value of planning. International Small Business Journal, v. 30, n.3. p.297-314, 2002.

GATTI JUNIOR, W; YU, A. As transformações do conhecimento no processo de inovação: um estudo multicasos no desenvolvimento da tecnologia flex fuel no Brasil. REGE - Revista de Gestão, 24 p. 256–267, 2017.

GHOBADIAN, A.; O’REGAN, N. Effective strategic planning in small and medium sized firms. Management Decision, 40, 7/8, p. 663-671, 2002.

GOLDE, R. A. Planejamento prático para pequenas empresas. Coleção Harvard de Administração. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

GONÇALVES FILHO, C.; MARTINS, H. C.; SOUKI, G. Q.; REIS NETO, M. T.; LOPES, V. H. O impacto das etapas do processo de administração estratégica como antecedentes do desempenho em micro e pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 5, n 3, p. 61-83, 2011.

HOFFMANN, R. A.; HOFFMANN, V. E.; CANCELLIE, E. L. P. L.. As estratégias da microempresa varejista e seus estágios de informatização. RAM – Revista de Administração Mackenzie, Vol. 10, n. 2, p. 110-134, 2009.

KHAN, M.; KHALIQUE, M. A Review of Empirical Studies of Strategic Planning. International Journal of Academic Research, 2014. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2511555 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2511555. Acesso em: 23 fev. 2021.

KRAUS, S.; HARMS,R; SCHWARZ, E. J. Strategic plannning in smaller enterprise: new empirical findings. Management Research News, v. 29, n. 6, p. 334-344, 2006.

LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 2. ed. São Paulo:Atlas, 2001.

LEONE, N.M.C.P.G. As especificidades das pequenas e médias empresas. Revista de Administração, São Paulo: FEA/USP, Departamento de Administração, v.34, n.2, p.91-94, abr./jun., 1999.

Mc ADAM, R. Quality models in SMEs context. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 17, n. 3, p. 305-323, 2000.

MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: McGraw-Hill, 1978.

MINTZBERG, H.; WATERS, J.. Of strategies, deliberate and emergente. Strategic Management Journal, 6, 257-272, 1985.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MOURA, A.R; BARROS, W.; SILVA, A. S. L.; LUNA, R.A. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão das micro e pequenas empresas do setor fúnebre. Revista da micro e pequena empresa, v. 8, n. 3, p. 39 - 51, mar. 2015.

OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 33 ed.. São Paulo: Atlas, 2015.

OPRIME, P. C.; TOLEDO, J. C.; TRISTÃO, H. M.; PIMENTA, M. L. Análise dos relacionamentos e cooperação entre empresas do cluster industrial de joias e folheados de Limeira. Revista Produção, v. 9, n. 4, 2009.

O'REGAN, N.; GHOBADIAN, A. Formal strategic planning: The key to effective business process management. Business Process Management Journal, v. 8, n. 5, 2002.

PEREIRA, M. F. Planejamento Estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010.

PEREIRA, C. E. C.; AZEVEDO, A. C.; GIGLIO, E. M.; BOAVENTURA, J. M. G. Special Issue, March). Organizações de apoio no auxílio à governança em clusters competitivos. RIAE - Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM), vol. 20, p. 1-25, 2021. e16134. https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.16134.

PORTER, M. Estratégia Competitiva. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, Brasil, 2004.

ROBINSON JR., R. B.; PEARCE, J. A. Research Thrusts in Small Firm Strategic Planning. Academy of Management Journal, v. 9, n. 1, p. 128-137,1984.

ROSSI, C.A.V.; LUCE, F.B. Construção e Proposição de um Modelo de Planejamento Estratégico Baseado em 10 anos de Experiência. ECONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRACÃO. Anais...14p. 2002.

SEADE - Fundação Seade. Perfil dos Municípios Paulistas. 2021. Disponível em: http://seade.gov.br. Acesso em 20 abr. 2021.

SOUZA, M.C.A.F.; MAZZALI, L. Conceito e espaço da pequena empresa na estrutura industrial: heterogeneidade e formas de inserção. Gestão & Produção, vol.15, p. 591-603, 2008.

TEIXEIRA, C.A.C.; DANTAS, G.G.T.; BARRETO, C.A. A importância do planejamento estratégico para as pequenas empresas, Revista Eletrônica Científica da FAESB, vol. 1, n. 2, p. 104-123, 2015.

TERENCE, A.C.F. Planejamento Estratégico como Ferramenta Competitividade na Pequena Empresa: Desenvolvimento e Avaliação de um Roteiro Prático para o Processo de Elaboração do Planejamento. 2002, 206 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2002.

TERENCE, A.C.F; ESCRIVÃO FILHO, E. Elaboração do planejamento estratégico: estudo e aplicação de um roteiro em pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 1, n. 2, p. 34-50, 2007.

TURRIONI, J.B.; MELLO, C.H. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção: estratégia, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. UNIFEI, 2012.

VASCONCELLOS FILHO, P. Afinal, o que é Planejamento Estratégico? RAE 18(2): 7-14, abr.-jun. 1978.

VESKAISRI, K.; CHAN, P.; POLLARD, D. Relationship between strategic planning and SME sucess: empirical evidence from Thailand. International DSIAsia and Pacific DSI, 2007.

VIEIRA NETO, J.; MARINHO, M. S.; CARVALHO, P.S. Desafios da implantação do planejamento estratégico pela micro e pequena empresa. Revista Espacios - ISSN 0798-1015, v. 39, n. 33, p. 9-23, 2018.

WIKLUND, H; WIKLUND, P. S. A collaboration concept for TQM Implementation in Small and Medium Sized Enterprises. International Journal of Applied Quality Management, v.2, p. 101-115, 2003.

YIN, R. K.. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Trad. C. M. Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

YIN, R. K.. Pesquisa Qualitativa do início ao fim. Trad. D. Bueno; Revisão técnica D. Silva. Porto Alegre: Penso, 2016.

ZAWISLAK, P. A.; NASCIMENTO, L.F.; GRAZIADIO, T. Planejamento Estratégico de Tecnologia para PMEs: o Caso de Empresa de Autopeças no Rio Grande do Sul. RAC, v.2, n.3, Set./Dez. 1998, p. 27-43.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i3.1713

Apontamentos

  • Não há apontamentos.