FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS POR MEIO DO MODELO DE CAMPOS E ARMAS DA COMPETIÇÃO

Jose Celo Contador

Resumo


O objetivo do presente artigo é apresentar, de forma inédita, uma metodologia de formulação da estratégia competitiva para micro e pequenas empresas, desenvolvida segundo os conceitos mais modernos da Teoria da Competitividade. Portanto, metodologia muito diferente daquelas baseadas no ultrapassado planejamento estratégico. A metodologia enfatiza a análise das exigências, necessidades, preferências, expectativas ou anseios do cliente dos clientes, a consideração das estratégias competitivas dos concorrentes e a avaliação do ambiente interno da empresa. É fundamentada no modelo de campos e armas da competição, que tem se mostrado muito adequado e eficiente para explicar, analisar e ampliar a competitividade da empresa, por ser um modelo qualitativo e quantitativo, por utilizar diversas variáveis matemáticas e por ser suficientemente flexível para considerar combinações da influência do ambiente externo e do interno e da interpretação dos dirigentes  sobre o ambiente externo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/17

Apontamentos

  • Não há apontamentos.