ORÇAMENTO DE VENDAS: ADEQUAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FONTES AO USO POR PEQUENAS EMPRESAS

Luiz Henrique Figueira Marquezan, Fernanda Cargnin Manfio, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Maria Laura Pereira Velho

Resumo


Motivado pelas evidências de reduzido uso do orçamento em pequenas empresas, pela carência de entendimento sobre a ferramenta e de assessoramento aos gestores, o presente trabalho propõe desenvolver uma adequação das descrições das informações e fontes de consulta para o orçamento de vendas, identificadas na literatura, que aproxime do entendimento dos gestores de pequenas empresas. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico e de campo, exploratório, com abordagem qualitativa, pela análise de 6 livros didáticos que explicam a construção orçamentária; revisão e proposição de alterações por 7 especialistas através de entrevista; e crítica por 6 gestores de pequenas empresas com ramos de atividade diferentes. Por fim, chegou-se a um modelo com 16 informações necessárias à elaboração do orçamento de vendas, com descrições e fontes adaptadas ao ambiente de pequenas empresas. Procurou-se manter descrições genéricas, mesmo que o viés dos gestores tenha sido direcionado à percepção de sua empresa. Considerando as limitações de escopo e participantes, a pesquisa contribui com acadêmicos em processos de ensino-aprendizagem do orçamento, ações de extensão e pesquisas qualitativas sobre a implementação da proposta. Aos gestores e profissionais de assessoria, como guia para o processo orçamentário.

Palavras-chave


Orçamento; Pequenas Empresas; Contabilidade Gerencial; Modelo de Orçamento

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i2.1685

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