Planos de negócios em micro e pequenas empresas: pressão, apoio e resultados

Rodrigo Silva Lucena, Sérgio Augusto Pereira Bastos

Resumo


O objetivo do estudo foi identificar fatores antecedentes, necessidade de apoio e consequências da formalização e implementação de planos de negócios em micro e pequenas empresas (MPE). A pesquisa em gestão de MPE tem crescido e aponta, dentre outros interesses, para o processo de formalização de planos de negócios antes do lançamento de novos empreendimentos. Os dados são originados de uma survey em empresas do estado do Maranhão, Brasil, e analisados por meio de regressões logística e linear. Argumenta-se que o processo de elaboração formal do plano de negócios deriva de fontes e pressões institucionais e de restrições de recursos. Os resultados indicam que a necessidade de financiamento aumenta a probabilidade da formalização de planos de negócios pelas MPE. A educação empresarial exerce impacto na elaboração de planos de negócios e o apoio de terceiros às MPE gera um impacto positivo na formalização e implementação de plano de negócio. Além disso, planos de negócios implementados pelas MPE contribuem positivamente para a gestão, aumentando a propensão à sobrevivência e à lucratividade das empresas.

Palavras-chave


gestão de micro e pequenas empresas; plano de negócios; sobrevivência; lucratividade

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v15i3.1682

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