Como curar as dores de Joana? O dilema da criação de um negócio inovador em Publicidade

Heloisa Rosa, Sidnei Vieira Marinho

Resumo


Este caso descreve a trajetória da publicitária Joana, que vivenciou os pontos positivos e negativos do mercado de comunicação expondo as dificuldades impostas no oferecimento de serviços por agências de publicidade e ausência de agilidade e autonomia em uma empresa de grande porte. Neste cenário, Joana tem o dilema de propor um novo modelo de negócio no setor, considerando características como certeza, estabilidade e inovação neste novo empreendimento. A situação vivenciada pela protagonista problematiza o mercado publicitário atual com o intuito de provocar a discussão sobre novas possibilidades de negócio que possam ser criadas pela protagonista na indústria publicitária, a partir da lógica empreendedora Effectuation. Construído a partir da observação de profissionais do mercado de comunicação, incluindo a atuação em agências e grandes empresas, o caso oferece condições para análises da situação empreendedora em disciplinas de Empreendedorismo nos cursos de Graduação em Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Effectuation; Mercado Publicitário; Publicidade; Propaganda

Texto completo:

PDF

Referências


MUNIZ, Eduardo. E-commerce Brasil. É hora de rever o modelo de remuneração de agências. Disponível em: Acesso em 17 de abril de 2020.

PELOGIO, Emanuelly Alves; ROCHA, Luiz Célio Souza. Modelo de Decisão Effectuation: Uma Alternativa para o Estudo da Criação de Novos Negócios. HOLOS, 2016, 8: 211-224.

PEREIRA, Eduardo. Meio e Mensagem. O modelo publicitário precisa mudar. Disponível em: Acesso em 17 de abril de 2020.

SARASVATHY, Saras. D. (2009). Effectuation: Elements of entrepreneurial expertise. Edward Elgar Publishing.

SARASVATHY, Saras D. Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of management Review, 2001, 26.2: 243-263.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i2.1650

Apontamentos

  • Não há apontamentos.