PEQUENOS NEGÓCIOS E A COVID 19: uma análise à luz do Entrepreneurial Marketing (EM)

Andre Luiz Carvalho

Resumo


Os impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) no mercado foram severos em muitos negócios, especialmente os de pequeno porte. O cenário impôs mudanças no comportamento do consumidor, especialmente pela adoção de medidas de distanciamento e fechamento de atividades, como forma de prevenção, que suscitaram olhar para o comportamento das empresas e seus empreendedores, na busca por entender como fizeram para se adaptar. O presente artigo recorre ao Entrepreneurial Marketing (EM) para avaliar este comportamento, em especial a variação proposta por Morrish e Jones (2020), específico para cenários de desastre, e indica que o comportamento se caracteriza pela procura de oportunidades, controle de recursos, criação de valor e aceitação de risco maior que o normal. Em abordagem qualitativa e exploratória, usando ferramenta não usual, especificamente Lives no aplicativo Instagram, foram avaliados discursos de consultores e profissionais liberais prestadores de serviços a micro e pequenas empresas. Foi possível perceber uma priorização acentuada nos cuidados com recursos (resultado de uma condução pouco formal do microempreendedor no seu negócio), preocupação com o risco, (derivado da incerteza da duração dos efeitos da pandemia), somados a busca de parcerias (com colaboradores e fornecedores), estabelecendo uma composição comportamental do microempreendedor brasileiro frente ao cenário pandêmico.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Marketing; Comportamento

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i1.1640

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