Comercio varejista de flores: uma análise do perfil e comportamento da mulher consumidora de flores com objetivo de presentear

Adilson Anacleto, Sabrina de Oliveira Aguiar, Allan Santos Greim dos Prazeres, Suelena Cristina Moro, Clarice Luiz do Rosário

Resumo


O consumo de flores no Brasil tem apresentado crescimento e inúmeros estudos revelam que as mulheres são as maiores consumidoras desse produto, no entanto apesar da sua relevância, não foram encontrados estudos que revelem se esse consumo é realizado para consumo próprio ou para presentear. Assim, considerando que as flores são importantes recurso para presentear, apresenta-se o resultado de pesquisa sobre o perfil e comportamento da mulher que compra flores com o objetivo de presentear visando subsidiar ações de marketing para o segmento comercial varejista da cadeia produtiva da floricultura. Foi realizada pesquisa exploratória descritiva a partir de entrevistas semiestruturadas junto a 150 mulheres. O estudo evidenciou que em relação a faixa etária, à medida que a mulher avança na idade apresenta maior frequência de compra de flores para presentear, sendo a faixa de maior consumo entre 46 a 55 anos. Em relação ao estado civil, as mulheres viúvas e casada apresentaram os maiores índices de compra. Os fatores que mais afetaram os níveis de consumo foi a renda e escolaridade, tendo sido observado tendência a medida em que se elevavam esses dois fatores se elevava também o consumo de flores com a finalidade de presentear.

Palavras-chave


Floricultura; Comércio de flores; Comércio varejista; Agronegócio; Plantas ornamentais

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i1.1617

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