ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE MOGI GUAÇU/SP

Moacir José Teixeira, Laís Picolloto Pascuino

Resumo


O processo de internacionalização de Micro e Pequenas Empresas é um assunto que tem ganhado espaço nas discussões e na literatura, pois, devido às crises internas e ao aumento da concorrência, essas empresas buscam cada vez mais expandir seus negócios para o mercado externo. A internacionalização é um tema que tem sido estudado há vários anos e sob diferentes pontos de vista, dando origem às Teorias da Internacionalização, que tratam do tema em duas abordagens: uma econômica e outra comportamental. Este artigo tem o objetivo de analisar a influência das teorias no processo de internacionalização das Micro e Pequenas Empresas do município de Mogi Guaçu/SP e identificar as principais barreiras e dificuldades encontradas para a inserção no mercado externo. Para isso, foi realizado um estudo de caso descritivo envolvendo Micro e Pequenas Empresas do respectivo município, que iniciaram o processo de internacionalização ou tiveram o primeiro contato com o mercado externo através de exportações e/ou importações, no período de 2014 a 2018, conforme dados divulgados pelo MDIC. Constatou-se que, nos casos analisados, predominou a abordagem comportamental ou a busca pela internacionalização por conta do espírito empreendedor e visão de futuro dos empresários para aproveitar oportunidades do mercado, característica do Empreendedorismo Internacional. Entre as barreiras e dificuldades, destaque para a infra-estrutura de transportes no Brasil e o excesso de burocracia

Palavras-chave


Comércio Internacional; Internacionalização de empresas; Micro e Pequenas Empresas; Município de Mogi Guaçu.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v17i1.1572

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