O Paradigma da Ação Empreendedora: reflexões a partir do Estudo de Caso de Miguelenses

Enéas de Oliveira Amaral, Almiralva Ferraz Gomes, Weslei Gusmão Piau Santana

Resumo


A ideia da ação empreendedora alberga a mediação de atores coletivos, relacionando os indivíduos, o meio e a empresa com vistas à consecução dos planos organizacionais. Diante disso, este artigo pretende analisar a ação empreendedora de migrantes, provenientes da cidade de São Miguel das Matas e região, que atuam ou já atuaram como empresários na cidade de Vitória da Conquista, localizada na região sudoeste da Bahia. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratória, o estudo ofereceu tratamento qualitativo aos dados apurados. Elegeu-se a técnica do estudo de caso com múltiplas unidades de análise. Aplicou-se a história de vida como técnica de coleta de dados, com a realização de entrevista semiestruturada e a estratégia do snowball para se chegar aos sujeitos da pesquisa, tendo em vista a impossibilidade de se ter uma amostra probabilística. Os resultados evidenciaram a práxis da ação empreendedora no âmbito dos empreendimentos dos empresários miguelenses, fomentada pela contribuição dos diversos sujeitos.

Palavras-chave


Ação Empreendedora. Empreendedorismo. Empreendedorismo por Migrantes. Empresa Familiar. História.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v16i2.1563

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