ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO: O CASO DA FORTCÓPIAS

Janaína Maria Bueno, Carlos Roberto Domingues, Willon Henrique Sousa Soares, Matheus Barcelos Souza Campos, Tais Lara de Araújo Moura

Resumo


Este caso para ensino apresenta a trajetória da empresa de Júnior, um empreendedor que abriu um negócio de impressão rápida, a Fortcópias, com a intenção de fornecer serviços por um preço baixo e com máxima qualidade tanto em prazos como nos serviços e, assim, ganhar o mercado da região. Contudo, ao longo da trajetória da empresa, o mercado sofreu mudanças e Júnior se deparou com muitas adversidades, sendo forçado a tomar uma série de decisões importantes que envolveriam a continuidade ou não de seu empreendimento. O objetivo pedagógico foi auxiliar na compreensão do papel da competição entre empresas no mercado, sobre as dificuldades enfrentadas por pequenas empresas, frente à concorrência e os possíveis encaminhamentos a partir da aplicação dos conceitos de estratégias genéricas de Michael Porter (PORTER, 2004). A partir da coleta de dados por meio de entrevistas com o empreendedor, foi possível destacar as decisões que levaram à definição de diferentes posicionamentos no setor de atuação da empresa e que envolveram as mudanças que trouxeram vantagens e a possibilidade de crescer, mas que também trouxeram novos desafios e incertezas.

Palavras-chave


Estratégia competitiva. Posicionamento de Mercado. Estratégias Genéricas. Caso de Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


ANSOFF, I. Estratégia Empresarial. São Paulo: Mcgraw Hill do Brasil, 1977.

BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 7, n.1, p. 99-120, 1991.

CHAVES, S.; BENEDETE, T.; POLO, E. Estratégias genéricas: um estudo evolutivo e comparativo de três visões. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 101-118, jul./dez. 2009.

FERNANDES, B. H. R.; BERTON, L. H. Administração Estratégica: da competência em-preendedora à avaliação de desempenho. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

HITT, M.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning. 2008.

MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

PORTER, M. Estratégia Competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pequenos negócios promovem o desenvolvimento local. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Pequenos-neg%C3%B3cios-promovem-o-desenvolvimento-local. Acesso em 22 fev. 2015a.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/Micro-e-pequenas-empresas-geram-27%25-do-PIB-do-Brasil. Acesso em 20 fev. 2015b.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v15i2.1559

Apontamentos

  • Não há apontamentos.