Barreiras para internacionalização de uma empresa no setor de serviços: O caso da FitDance

Luciana Alves Rodas Vera, Maria Elisa Huber Pessina, Elvia Mirian Cavalcanti Fadul

Resumo


A internacionalização de empresas é um processo desenvolvido com o objetivo de ampliar o mercado, adquirir recursos, diversificar compradores e fornecedores, minimizar os riscos competitivos e contribuir para o crescimento da empresa. Tal processo não se restringe a grandes empresas, mas também existe no contexto das pequenas e médias empresas. Também não se restringe ao setor de bens de consumo, mas as barreiras de internacionalização também existem no setor de serviços. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi investigar as barreiras do processo de internacionalização de uma média empresa do setor de serviços. Para isso, o estudo fez uma adaptação do modelo teórico de Leonidou (2004) voltado para as barreiras internas e externas de internacionalização de pequenas e médias empresas. Para alcançar o objetivo, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, com o emprego de entrevistas em profundidade com gestores da empresa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as principais barreiras internas para internacionalizar foram barreiras funcionais e barreiras de marketing, ligadas à logística, distribuição e ao registro de marca. Já, em relação às barreiras externas, as principais foram procedimentais e ambientais, relacionadas à questões políticas, econômicas e socioculturais.

Palavras-chave


Internacionalização de empresas; Barreiras; Serviços; FitDance

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v15i2.1556

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