O potencial de gerar vantagem competitiva de ações do programa agentes locais de inovação (ALI): um estudo de caso em micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte

Ítalo Bruno Gomes Alves, Renan Felinto de Farias Aires, Camila Cristina Rodrigues Salgado

Resumo


Considerando que a inovação tem ocupado um papel de destaque na busca pela competitividade, o programa Agentes Locais de Inovação – ALI, fruto de uma parceria entre SEBRAE e CNPq, possui o objetivo de promover orientação proativa, gratuita e personalizada às empresas de pequeno porte. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar se as ações propostas pelo programa ALI contribuíram para a melhoria das MPE’s em termos de potencial de gerar vantagem competitiva. Para isso, este estudo de caso, de caráter exploratório, realizou pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com representantes de MPE’s de contabilidade, sendo estas analisadas qualitativamente a partir do modelo VRIO. Os resultados encontrados revelaram as implicações competitivas de cada proposta sugerida e implementada, destacando que, das 12 ações analisadas, seis delas apresentaram potencial de gerar vantagem competitiva para as empresas, sendo uma sustentável e cinco temporárias. De forma geral, o presente trabalho ofereceu um novo olhar à questão da inovação e ao programa ALI, analisando as ações em termos de competitividade, ou seja, revelando o real potencial de cada uma delas.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v17i1.1507

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