PRÁTICAS DE COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAL: UM ESTUDO BASEADO NA VISÃO RELACIONAL EM STARTUPS

Gabriel Kunst Bohnen, Kadígia Faccin, Leander Luiz Klein

Resumo


As relações interorganizacionais são práticas cada vez mais importantes de serem desenvolvidas como forma das empresas alcançarem vantagens competitivas. Embora atualmente muito se fale sobre cooperação entre grandes empresas, pouco se sabe sobre seu funcionamento em startups e os resultados competitivos que tais práticas costumam trazer para esse tipo de empresas. Assim, o objetivo do trabalho é entender como as práticas de cooperação adotadas por startups da região metropolitana de Porto Alegre (POA) geram rendas relacionais. Para isso, realizou-se um levantamento qualitativo em startups situadas na região metropolitana de POA a partir de entrevistas em profundidade. Como resultado, apontou-se que as principais práticas de cooperação adotadas foram alianças estratégicas díades. Ainda, foram descritas as principais rendas relacionais que consistiram em ganhos financeiros, aumento da credibilidade da empresa e a criação de um novo produto.

Palavras-chave


cooperação; visão relacional; startups.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v14i3.1402

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