DESENVOLVIMENTO DE UM BALANCED SCORECARD PARA UMA EMPRESA COMERCIAL DE PEQUENO PORTE

Amanda Letícia Moro de Paula, Natan Bertoni de Almeida, Rafaela Baptista da Silva, Henrique Portulhak, Arykã José de Paula

Resumo


A representatividade econômica das micro e pequenas empresas no Brasil vêm crescendo, ainda que inseridas no contexto econômico desafiador. Entretanto, os pequenos empresários ainda se mostram resistentes à utilização adoção de ferramentas de gestão que auxiliem na utilização eficiente de recursos, na tomada de decisão e nos processos de controle. Neste sentido, o estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um Balanced Scorecard para uma empresa comercial de pequeno porte. Em termos metodológicos, foi aplicada a estratégia de proposição de planos e programas e foram necessárias entrevistas semiestruturadas, observações participantes e análises documentais como instrumentos de pesquisa. A proposta de Balanced Scorecard teve como base as diretrizes estratégicas da organização objeto de estudo e foi composta pela definição de indicadores, metas, prazos, áreas responsáveis e conta com a sugestão de iniciativas estratégicas, podendo servir de base para o planejamento orçamentário. O estudo oferece subsídios para o desenvolvimento de um Balanced Scorecard para empresas semelhantes, demonstrando que as ferramentas contemporâneas de contabilidade gerencial como esta podem ser aplicáveis a qualquer empresa, independentemente do seu porte.

Palavras-chave


Contabilidade gerencial, pequenas empresas, avaliação de desempenho, Balanced Scorecard.

Texto completo:

PDF

Referências


ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade gerencial. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

BRYMAN, Alan. Social research methods. 4ª ed. New York: Oxford University Press, 2012.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

FERNANDES, Ailton Matos; GALVÃO, Paulo Roberto. A controladoria como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas: um estudo da viabilidade e da relação custo benefício. Revista de Tecnologia Aplicada, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 3-16, 2016.

FILGUEIRAS, Aline de Almeida; BARROS, Luana Paula de Souza; GOMES, Josir Simeone. O processo de implantação do Balanced Scorecard em uma empresa estatal brasileira: o caso Petrobras. REGE - Revista de Gestão USP, v. 17, n. 1, p. 45-57, 2010.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David T. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

KASSAI, Silvia. As empresas de pequeno porte e a contabilidade. Caderno de Estudos FIPECAFI, n. 15, p. 1-23, 1997.

LIMA, Amadeu Nascimento; IMONIANA, Joshua Onome. Um estudo sobre a importância do uso das ferramentas de controle gerencial nas micro, pequenas e médias empresas industriais no município de São Caetano do Sul. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 2, n. 1, p. 28-48, 2008.

MARTINS, Gilberto A.; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MARTINS, Gilberto A; THEÓPHILO, Carlos R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Djalma de P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

OLIVEIRA, Luís M.; PEREZ, José H., Jr.; SILVA, Carlos A. S. Controladoria estratégica: textos e casos práticos com solução. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2018.

SEBRAE. Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Brasília: SEBRAE, 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2018.

SOUZA, Gustavo H. S.; LIMA, Nilton C.; OLIVEIRA, Marcio M. B. Competitividade e gestão de pequenos negócios: um caso de inovação setorial em uma empresa brasileira especializada em telecomunicações e tecnologia. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 7, n. 1, p. 133-147, 2016.

SPACEK, Fernanda Medeiros; JONES, Graciela Dias Coelho; SILVA, Vanessa Ramos. Percepção dos gestores das micro e pequenas empresas mineiras do setor farmacêutico sobre os artefatos gerenciais tradicionais e inovadores e as perspectivas da sua adoção. REMIPE-Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 3, n. 1, p. 98-118, 2017.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v14i1.1236

Apontamentos

  • Não há apontamentos.