APLICAÇÃO DE HOUSEKEEPING COMO MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO EM EMPRESA MOVELEIRA

Rodrigo Alessandro Sampaio, Pamela Souza Delgado, Suellen Lima Vieira, Eduardo Roque Mangini

Resumo


O objetivo deste relato técnico é desenvolver, implantar e avaliar um plano de melhoria da qualidade com o uso da ferramenta 5S para uma empresa que atua no segmento moveleiro localizada na cidade de Votorantim. Para que a proposição de mudança e melhoria no processo produtivo pudesse ocorrer de forma crível, foi necessário realizar da análise e diagnóstico da realidade desta empresa, com o intuito de posicioná-la em um contexto estratégico competitivo. No momento da intervenção, a empresa estava problemas de atendimento e entrega de produtos aos seus clientes, com excesso de retrabalho, desorganização e perda de competividade, além de acúmulo de materiais em suas dependências que atrapalhava toda a rotina de produção e aumentava a probabilidade de acidentes de trabalho bem como riscos organizacionais. A proposta de intervenção consistiu na adoção da ferramenta 5S, cujo uso vislumbra a possibilidade de melhoria na movimentação interna, desenvolvimento pessoal e organização do ambiente de trabalho, com possibilidade de ampliação da qualidade dos produtos, redução dos custos operacionais e relacionamento profícuo com os clientes. Os resultados apresentados com a aplicação da técnica de 5S comprovaram os ganhos da empresa em termos de melhoria do atendimento ao cliente e ampliação da vantagem competitiva. Outros pontos de destaque consistem em reorganização das máquinas o que favoreceu o fluxo de trabalho e processo de produção com otimização do trabalho com redução de 37% no tempo de produção, além do melhor envolvimento dos funcionários com as atividades da empresa.

Palavras-chave


housekeeping, 5S, produção, logística, móveis, qualidade

Texto completo:

PDF

Referências


Ballou, R. H. (2009). Logística Empresarial, São Paulo: Atlas.

Bayo-Moriones, A., Bello-Pintado, A., & Merino-Díaz-de-Cerio, J. (2008). The role of organizational context and infrastructure practices in JIT implementation. International Journal of Operations and Production Management, 28(11), 1042–1066.

Bertaglia, P. R. (2003). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, 1.ed. São Paulo: Saraiva.

Bowersox, D.J., Closs, D.J., Cooper, M. B. (2007). Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Chapman, C. D. (2005). Clean house with Lean 5S. Quality Process, 38(6), 27–32.

Corrêa, H.L., Correa, C.A. (2006). Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Falconi, V. (2004). TQC – Controle Total da Qualidade, 2.ed. Minas Gerais: INDG.

Heizer, J., Render, B. (2011). Operations Management. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Martins, P. G., Laugeni, F. P. (2006). Administração da produção. 2. ed. rev., aum. e atual. São Paulo: Saraiva.

McNiff, J. (2002) Action research f Action research for professional development or professional development: or professional development concise advice for new action researchers. Acessível em: http://www.jeanmcniff.com/ar-booklet.asp. Acesso em: julho. 2016.

Novaes, A.G. (2007) Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição, 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Ribeiro, H. (2006) A Bíblia do 5S: da implantação à excelência, Salvador: Casa da Qualidade.

Slack, N., Chambers, S., Johnston, R. (2009). Administração da Produção, 2. ed. São Paulo: Atlas.

Srinivasan, M. (2012). Building Lean supply chains with the theory of constraints. New York, NY: McGraw-Hill

Stevenson. W.J. (2001). Administração das operações de produção. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31 (3), 443-466.

Vergara, S. C. (2006). Métodos de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i3.1200

Apontamentos

  • Não há apontamentos.