PRODUÇÃO CONVENCIONAL OU ORGÂNICA? O DILEMA DOS PEQUENOS PRODUTORES DO OESTE DO PARANÁ

Emerson Di Domenico Durso, Jerry Adriani Johann, Loreni Brandalise, Geysler Rogis Flor Bertolini

Resumo


A decisão de converter a produção para o sistema orgânico ou de ampliá-la é influenciada pelo aumento da demanda, tornando-se relevante compreender melhor esse segmento particular de consumidor ecológico. Assim, o artigo teve como objetivo identificar os motivos que levaram os pequenos produtores a converter a produção convencional para o sistema orgânico, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos agricultores em relação à atividade. Foi realizado um censo junto aos associados de uma cooperativa de produtores familiares do oeste paranaense. O principal fator que motivou os agricultores a adotarem a tecnologia orgânica de produção do alimento foi a preocupação com a saúde da própria família. Foram levantadas as dificuldades para se manter certificado, como a proximidade das lavouras convencionais e a necessidade de maior esforço físico.  O estudo revelou que os cooperados que produzem o alimento orgânico estão mais satisfeitos com a atividade em relação àqueles que só produzem no método convencional e que não concordam que o preço de venda do produto orgânico não compensa.


Palavras-chave


agricultura familiar, consumidor, produtor de orgânico

Texto completo:

PDF

Referências


BERTOLINI, Geysler; BRANDALISE, Loreni; Rojo, Cláudio e LEZANA, Álvaro Viabilidade financeira no desenvolvimento de produtos ecológicos valorizados pelos consumidores. Revista de Gestão e Projetos-GeP. Vol. .4, n.3, 2013, p.01-29.

BERTOLINI,Geysler; ROJO, Cláudio; LEZANA, Álvaro. Modelo de análise de investimentos para fabricação de produtos ecologicamente corretos. Revista Gestão & Produção. São Carlos. Vol. 19, n. 3, 2012, p.575-588.

BRANDENBURG, Alfio. Os novos atores da reconstrução do ambiente rural no Brasil: o movimento ecológico na agricultura. Revista Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro, Vol. 19, n.1, 2011, p.126-148.

BRASIL. Ministério da Agricultura e Pecuária. Lei 10.831 de 2003. D.O.U., 24/12/2003. Disponível em http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos/regularizacao-producao. Acesso em 28 jun. 2016.

BUDER, Fabian, FELDMANN, Corinna; HAMM, Ulrich, Why regular buyers of organic food still buy many conventional products. British Food Journal. Vol. 135, 2014, n. 3, p.390 – 404.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo Atlas, 2009.

GOETZKE, Beate; NITZKO, Sina; SPILLER, Achim. Consumption of organic and funcional food. A matter of well-being anda health. Appetite. Vol. 77, 2014, p. 94-103.

GURAU, Calin., RANCHHOD, Ashok. international green marketing, a comparative study of british and romanian firms. International Marketing Review. Vol.22, n. 5, 2015, p.547-561.

HJELMAR, Ulf. Consumers' purchase of organic food products :amatter of convenience and reflexive practices. Appetite 56. Vol.56, 2011, p. 336-344.

KARECLAS, Ioannis; CARLSON, Jeffrey R.; MUEHLING, Darrel D. I eat organic for my benefits and yours: egoistic and altruistic considerations for purchasing organic food and their implication for advertising strategists. Journal of Advertising. Vol. 43, 2014, p. 18-32.

LEE, Hyun ; YUN, Zee-Sun. Consumers' perception of organic food attributes and cognitive and affective attitudes as determinants of their purchase intentions toward organic food. Food Quality and Preference. Vol. 39, 2015, p.259-267.

MAYA, Salvador R, LÓPEZ-LÓPEZ, Inés, MUNUERA, José L. Organic food consumption in Europe: international segmentation based on value system differences. Food Quality and Preference. Vol.39, 2015, p. 259-267.

MEDAETS, Jean. Políticas de qualidade para produtos agrícolas e alimentares: sistemas de garantia da qualidade. In : LAJES, Vinícius ; LAGARES, Léa ; BRAGA, Christiano (org). Valorização de produtos com diferencial de qualidade e identidade: indicações geográficas e certificações para competitividade nos negócios. Brasília: Sebrae, 2005, p. 109-145.

MOREIRA, Vinicius ; SILVEIRA, Sueli ;MOTTER, Kiara. Avaliação de impacto do Pronaf B sobre a satisfação de agricultores familiares em municípios de Minas Gerais. Revista Estudos Sociedade e Agricultura. Vol. 22, n.2, 2014, p.432-456.

NUTTAVUTHISIT, Krittinee; THOGERSEN, Jhon, The importance of consumer trust for the emergence of a market for green products: the case of organic food. Springer Science Business, 2015.

OPORTUNIDADES & NEGÓCIOS. A maturidade do mercado de orgânicos. Boletim do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Brasília – DF, 2012

ORGANICSNET. Equipe SNA/RJ. Mercado brasileiro de orgânicos cresce mais que o dobro no Brasil. Disponível em http://www.organicsnet.com.br/2016/01/mercado-de-organicos-cresce-o-dobro-no-brasil/. Acesso em 01 ago. 2016.

ORGANICSNET. Equipe SNA/RJ. Valorização dos alimentos saudáveis impulsiona mercado de orgânicos. Disponível em http://www.organicsnet.com.br/2016/01/valorizacao-dos-alimentos-saudaveis-impulsiona-mercado-de-organicos/. Acesso em 01 ago. 2016.

OZGEN, E.; MINSKY, B. Opportunity recognition in rural entrepreneurship in developing countries. International Journal of Entrepreneurship: Annual. 11, 2007, p.49-73.

PARTELLI, Fábio ; VIEIRA, Henrique , SOUZA, Paulo; GOLVNSKI, Adelmo, PONCIANO, Niraldo. Perfil socioeconômico dos produtores de café orgânico do norte do estado do Espírito Santo - Satisfação com a atividade e razões de adesão a certificação. Revista Ceres. Vol. 53, n.305, 2006, p.55-64.

PAUL, Justin; RANA, Jyoti. Consumer behavior and purchase intention for organic food. Journal of Consumer Marketing. Vol. 29, 2012, p.412-422.

PINHEIRO, Keren. Produtos orgânicos e certificação: o estudo desse processo em uma associação de produtores no município de Palmeira – PR. Ponta Grossa: UTFPR, 2012.

PIRAUX, Marc; SILVEIRA, Luciano ; DINIZ, Paulo ; DUQUE. Ghislaine. Transicação agroecológica e inovação socioterritorial. Revista Estudos Sociedade e Agricultura. Vol. 20, n.1, 2012, p.5-29.

RAUPP, Fabiano M; BEUREN, Ilse M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, Ilse M. (org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009, p. 76-97.

REICHERT, Lírio; GOMES, Mário. O processo administrativo e a tomada de decisão de agricultores familiares em transicão agroecológica. Revista de la Facultad de Agronomía. La Plata. Vol. 112, n.2, 2013, p.105-113.

RIEDNER, Lilian ; BERTOLINI, Geysler. Uma análise teórica sobrre a sustentabilidade da agricultura familiar em propriedades produtoras de mandioca, Revista Ciências Sociais em Perspectiva. Vol. 13, n. 25, 2014.

SEBRAE -Serviço de apoio às micro e pequenas empresas. Resposta técnica, agronegócio potencial de consumo de alimentos orgânicos. . Disponivel em http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/b4e244d6ccd660355cafb637c2068fdb/$File/2014_04_04_RT_Dezembro_Agronegocio_Organicos_pdf-t46ku.pdf, Acesso em 31 jul. 2016, 2014

SILVA, Renan; CAMARGO, José. Café e açucar ogânicos certificados: problemas na produção agrícola e no processamento constatados por respostas a questionários. Cadernos de Economia . Curso de Ciências Econômicas. Unochapecó, n. 20, 2007.

SILVA, Tiago; SILVA, Leonardo. Mercados convencionais e/ou novos mercados : haveria um dilema nas estratégias produtivas dos agricultores familiares . O caso de Praia Grande (SC). Revista Estudos Sociedade e Agricultura. Vol. 23, n.1, 2015, p.31-61.

STOLZ, H; STOLZE, M; HAMM,U; JANSSEN,M; RUTO, E. Consumer attitudes toward organic versus conventional food with specific quality attributes. NJAS - Wageningen Journal of Life Science. Vol. 38, 2011, p.67-72.

STORCH, Gustavo; SILVA, Fernando; BRIZOLA, Rubem; AZEVEDO, Roni VAZ, Danubia; BEZERRA, Antonio. Caracterização de um grupo de produtores agroecológicos do sul do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrociência. Vol.10, n.3, 2004, p.357-362.

TACCONI NETO, Ernesto; RAMOS, Anatália; TACONNI, Marli. Fatores que aferam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no estado do Rio Grande do Norte. Organizações Rurais & Agroindustriais. Vol. 12, n. 2, 2010, p.249-262.

TENG, Chih-Ching; LU, Chi-Heng. Organic food consumption in Taiwan: motives, involvement, and purchase intention under the moderating role of uncertainty. Appetite. Vol. 105, 2016, p.95-105.

TOMEI, Patricia; SOUZA, Daniela. Análise das barreiras que dificultam a transformação do agricultor familiar em empreendedor rural no contexto brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE. Vol. 13, 2014, p.107-122.

VÁSQUES, Silvestre; BARROS, José; SILVA, Maria. Agricultura Orgânica: Caracterização do seu produtor na Cidade de Cajazeiras – PB. Revista Verde. Vol. 3, n.2, 2008, p.87-97.

VITTERSO, Gunnar; TANGELAND, Torvald. The role of consumers in transitions towards sustainable food consumption. The case of organic food in Norway. Journal of Cleaner Production. Vol. 92, 2015, p.91-99, 2015.

YAZDANPANAH, Masoud; MASOUMEH, Forouzani. Application of Theory of Planned Behavior to predict Iranian student's intention to purchase organic food. Journal of Cleaner Production. Vol. 107, 2015, p.342-352.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i3.1176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.