Metanálise sobre Publicação Nacional e Internacional em Internacionalização de Redes de Franquias http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372018v12n1p8295

Victor Ragazzi Isaac, Pedro Lucas de Resende Melo, Mario Henrique Ogasavara, Thelma Rocha Rodrigues

Resumo


O objetivo desta pesquisa reside em realizar uma metanálise envolvendo o exame de publicações em periódicos brasileiros e internacionais sobre o tema de internacionalização de redes de franquias. A contribuição acadêmica desta metanálise consiste em apresentar o desenvolvimento teórico do tema internacionalização das redes de franquias tendo como parâmetros publicações nacional e internacional. Foram coletadas 23 publicações nacionais e 66 internacionais vinculadas a periódicos indexados aos portais Ebsco, Science Direct, Emerald, Google Acadêmico e Spell, publicados entre o período de 2002 a 2016. A análise dessas publicações envolve os seguintes parâmetros: i) as temáticas sobre a internacionalização de redes de franquia; ii) a distribuição anual destas publicações; iii) os periódicos atrelados a estas publicações; iv) os autores que mais se evidenciam e; v) as redes de autores e coautores formadas. Os resultados destacam a concentração de publicações nacionais e internacionais sobre os indutores da internacionalização pelas redes de franquia; concentração de publicações internacionais em 2006 e nacionais em 2015; baixa presença de autores nacionais com mais de duas publicações; maior dispersão da rede de autores e co-autores estrangeiros. 


Palavras-chave


Redes de Franquias, Internacionalização, Metanálise, Empreendedorismo.

Texto completo:

PDF

Referências


Aguiar, H., Consoni, F., & Bernardes, R. (2014). Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13(1), 34-48.

Alon, I. & Mckee, D. (1999). Towards a macro environmental model of international franchising. Multinational Business Review, 7(1), 76-82.

Alon, I. & Banai, M. (2000). Franchising opportunities and threats in Russia. Journal of International Marketing, 8(3), 104-119.

Altinay, L. (2007) The internationalisation of hospitality firms: Factors influencing a franchise decision-making process, Journal of Services Marketing, vol. 21(6), 398-409.

Altinay, L., Brookes, M. and Aktas, G. (2013) Selecting franchise partners: tourism franchisee approaches, processes and criteria, Tourism Management, 37, 176-185.

Artur, A. (1996). International expansion by U.S. franchisors. Washington.

Asarpota, J. (2014). Global Franchising Operational Issues. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 130, 193-203.

Atallah, A. & Castro A.A. (1997). Revisões sistemáticas da literatura e metanálise: a melhor forma de evidência para tomada de decisão em saúde e a maneira mais rápida de atualização terapêutica. Diagnóstico & Tratamento. 2(2), 12-15.

Associação Brasileira de Franchising. (2016). Crescimento anual das redes de franquias brasileiras Recuperado de http://www.portaldofranchising.com.br/.

Aydin, P. & Kacker, M. (1990). International outlook of US-based franchisers. International Marketing Review, 7(2), 43–53.

Baena, V. (2013). Insights on international franchising: entry mode decision. Latin American Business Review, 14(1), 1-27.

Baena, V. (2012). Master Franchising as Foreign Entry Mode: Evidences from the Spanish Franchise System. ISRN Economics, 2012.

Baena, V., & Cerviño, J. (2015). New criteria to select foreign entry mode choice of global franchise chains into emerging markets. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 175, 260-267.

Baena, V., & Cervino, J. (2012). International franchise expansion of service chains: insights from the Spanish market. The Service Industries Journal, 32(7), 1121-1136.

Barbastefano, R. G., Souza, C., de Sousa Costa, J., & Teixeira, P. M. (2013). Impactos dos nomes nas propriedades de redes sociais: um estudo em rede de coautoria sobre sustentabilidade. Perspectivas em Ciência da Informação, 18(3), 78-95.

Birkeland, (1995). The Sociology of Franchising: Trust and Control in the Service Economy, PhD, Faculty of the Division of the Social Sciences, Department of Sociology, The University of Chicago.

Batista de Lima, T., & da Silva Costa, M. (2016). Trabalho informal: uma revisão sistemática da literatura brasileira na área de Administração entre 2004 e 2013. Cadernos EBAPE. BR, 14(2).

Camargo, M. A., Rocha, T. V., & Silva, S. C. (2016). Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 18(62), 570-592.

Chan, K. & Liebowitz, J. (2005). The synergy of social network analysis and knowledge mapping: a case study. International journal of management and decision making, 7(1), 19-35.

Chang, S. & Rosenzweig,P. (2001). The choice of entry mode in sequential foreign direct investment. Strategic Management Journal, 22(8), 747-776.

Choo, S. (2005). Determinants of monitoring capabilities in international franchising: Foodservice firms within East Asia. Asia Pacific Journal of Management, 22(2), 159–177.

Choo, S., Mazzarot, T., & Soutar G. (2007). The selection of international retail franchisees in east Asia. Asia Pacific Journal of Management, 19(4), 380-397.

Combs, J. & Ketchen, D. (2003). Why do firms use franchising as an entrepreneurial strategy?: a meta-analysis. Journal of Management, 29(3), 443-465.

Contractor F.,Kundu,S. (1998). Franchising versus company-run operations: modal choice in the global hotel sector. Journal of International Marketing, 6, 28-53.

Dal-Soto,F., Souza,Y., & Alves, J. (2014). A produção científica sobre internacionalização do ensino superior: uma meta-análise. IX Simpósio Internacional de Administração e Marketing.

Dant, R. (1995) Motivation for franchising: Rhetoric versus reality. International Small Business Journal, 14(1), 10–32.

Dant, R. & Grünhage, D. (2014). International Franchising Research: Some Thoughts on the What, Where, When, and How. Journal of Marketing Channels, 21(3), 124-132.

Dant, R., Grunhagen, A., & Windsperger, J. (2011). Franchising research frontiers for the twenty-first century. Journal of Retailing, v. 87(3), 253-268.

Dant, R. & Nasr, R. (1998). Control techniques and upward flow of information in franchising in distant markets: conceptualization and preliminary evidence. Journal of Business Venturing, 13(1), 3–28.

Doherty, A. & Quinn B. (1999). International retail franchising: an agency theory perspective. International Journal of Retail & Distribution Management, 27(6), 224 – 237.

Elango, B. (2007). Are Franchisors with International Operations Different from Those Who Are Domestic Market Oriented? Journal of Small Business Management, 45(2), 179–193.

Eroglu, S. (1992). The Internationalization process of franchise systems: a conceptual model. International Marketing Review, 9(5), 19-30.

Ferreira, M. A. S. P. V., & Serra, F. R. (2015). A coautoria em artigos científicos de administração: perspectivas de pesquisadores internacionais/co-authoring scientific papers in management: international academics'points of view. Administração: Ensino e Pesquisa, 16(4), 663.

Flad-Moe Lindquist, K. & Laurent, J. (1995). Control modes in international service operations: the propensity to franchise. Management Science, 41(1), 1238-1249.

Hackett, D. (1976). The international expansion of US franchise systems: Status and strategies. Journal of International Business Studies, 7(1), 65–75.

Hoffman, R. & Preble J. (2001). Global diffusion of franchising: a country level examination. Multinational Business Review, 9, 66-76.

Hoffman, R., Munemo, J., & Watson S. (2014). Business climate and international franchise expansion, Doing Business Conference, World Bank Group.

Hoffman, R. C., Munemo, J., & Watson, S. (2016). International Franchise Expansion: The Role of Institutions and Transaction Costs. Journal of International Management, 22(2), 101-114.

Justis, R. & Chan, P. (1991). Training for franchise management. Journal of Small Business Management, 29(3), 87-91.

Jell-Ojobor, M. (2012). The governance structure of international franchise firms. Tese de doutorado, Universidade de Vienna, Vienna.

Kedia, B., Ackerman, D., Bush, D., & Justis, R. (1994). Determinants of internationalization of franchise operations by US franchisors. International Marketing Review, 11, 56-68.

Khan, Z., & Khan, Z. (2016). Determinants of a successful cross-border knowledge transfer in franchise networks. Journal of Asia Business Studies, 10(2), 148-163.

Kostecka, A. (1998). Franchising in the economy. Washington.

Lafontaine, F. & Blair, R. (2009). The evolution of franchising and franchise contracts: evidence from United States, Entrepreneurial Business Law Journal, 3, 381-431.

Lovatto, P., Lehne, C., Andretta, I., Carvalho, D., & Hauschild L.(2007). Meta-análise em pesquisas científicas- enfoque em metodologia. Revista Brasileira de Zootecnologia, 36, 285-294.

Mariz-Pérez, R. & Garcia-Álvarez T. (2009). The internationalization strategy of spanish indigenous franchised chains: a resource-based view. Journal of Small Business Management, 47(4) 514-530.

Marques, D., Merlo, E., & Nagano, M. (2009). Uma análise sobre internacionalização de franquias brasileiras. Revista Eletrônica de Administração, 15, 79-107.

Melo, P. & Andreassi, T. (2010) Publicação científica nacional e internacional sobre franchising: levantamento e análise do período 1998-2007. Revista de Administração Contemporânea (RAC), 14(2), 268-288.

Melo, P., Oliveira JR., M., Borini, F, & Parente, R. (2015). Internationalization of Brazilian francise chains: a comparative study. Revista de Administração de Empresas (RAE), 55(3), 258-272.

Merrilees, B. (2014). International Franchising: Evolution of Theory and Practice, Journal of Marketing Channels, 21(1), 133-142.

Morais, A. (2002). A internacionalização do franchising brasileiro como alternativa de exportação para pequenas e médias empresas. Revista Pensamento e Realidade, 11, 62-81.

Ornellas Abreu, L. D., Bouttelet Munari, D., Bezerra de Queiroz, A. L., & Silva Fernandes, C. N. D. (2005). O trabalho de equipe em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 58(2).

Pacheco, F. B., Klein, A. Z., & da Rosa Righi, R. (2016). Business models for products and services based on the internet of things: a literature review and future research opportunity/Modelos de negocio para produtos e servicos baseados em internet das coisas: uma revisao da literatura e oportunidades de pesquisas futuras. Revista de Gestao USP, 23(1), 41-52.

Pizanti, I. & Lerner, M. (2003). Examining control and autonomy in the franchisor-franchisee relationship. International Small Business Journal, 21(2), 131–159.

Quinn, B. (1998). Towards a framework for the study of franchising as an operating mode for international retail companies. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, 8(4), 445-467.

Quinn, B. & Doherty, A. (2000). Power and control in international retail franchising–evidence from theory and practice. International marketing review, 17(4/5), 354-372.

Rhou, Y., & Koh, Y. (2014). International expansion of US full-service restaurants: Positive and increasing effects on financial performance. International Journal of Hospitality Management, 39, 41-49.

Rocha, T., Spers, E., Borini, F., Bretas, V., Melo, P., Ogasavara, M., Khauaja, D., & Camargo, A. (2016). Global Mindset na internacionalização das franquias brasileiras.

Sanghavi(1991). Retail franchising as a growth strategy for the 1990s. International Journal of Retail & Distribution Management, 19(2).

Shane S. (1996a). Hybrid organizational arragements and their implications for firm growth and survival: a study of new franchisors. Academy of Management Journal, 39(1), 216-234.

Shane, A. Why franchise companies expand overseas. (1996b). Journal of Business Venturing. 11(2), 73-88.

Souza, M. & Ribeiro, H. (2013). Sustentabilidade ambiental: uma meta-análise da produção brasileira em periódicos de administração. Revista de Administração Contemporânea (RAC), 17(3), 368-396.

Tonelli, M., Caldas, M., Lacombe, B & Tinoco, T. (2003). Produção Acadêmica em Recursos Humanos no Brasil: 1991-2000. Revista de Administração de Empresas, 43(1), 105-122.

Veroneze, R. B., Zambalde, A. L., de Sousa, D., & Rennó, A. S. (2017). As relações entre a universidade e o mercado sob a perspectiva do marketing: uma revisão sistemática de literatura. Revista Foco, 10(1), 195-220.

Walker, B. & Etzel, M. (1973) The internationalization of US franchise systems: progress and procedures. Journal of Marketing, 37(2), 38-46.

Welsh, D., Alon, I. & Falbe, C. (2006). An examination of international retail franchising in emerging markets. Journal of Small Business Management. 44(1), 130-149.

Yavas, B. (1988). The role of economic-demographic factors in US international restaurants franchising: an empirical investigation. Journal of Global Marketing. 2(1), 57-72.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i1.1081

Apontamentos

  • Não há apontamentos.