Empreendedorismo feminino: perfil no segmento da beleza e da estética

Amanda Suênya de Brito Silva, Jairo de Carvalho Guimarães

Resumo


No atual cenário socioeconômico, a mulher tem ganhado um maior destaque no mercado de trabalho. Muitas recorrem ao empreendedorismo como instrumento de emancipação. O presente estudo propõe identificar quais são as características que formam o perfil das mulheres empreendedoras de Floriano (PI), no segmento de beleza e estética, visto que é no setor de serviços que se encontra uma parcela significativa de atuação feminina. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida por meio de um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Para tornar o estudo exequível, utilizou-se de o questionário e a entrevista semiestruturada, realizada com um total de 06 mulheres que exercem as atividades no segmento. Os dados obtidos foram demonstrados em representações gráficas e para as questões abertas foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados mostraram que a maioria das empreendedoras iniciaram seus negócios por oportunidade, apresentando algumas características, como motivação, iniciativa, paixão, visão, planejamento, a exploração de oportunidades. Foi possível identificar que as mulheres que empreenderam por necessidade não empregaram o uso de técnicas e conhecimentos visando a se diferenciarem das concorrentes, consignando que uma preparação prévia para atuar no segmento exige um conjunto de características almejando ao atingimento dos projetos.


Palavras-chave


Empreendedorismo Feminino; Características; Perfil; Beleza e Estética.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARON, Robert. A.; SHANE, Scott. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

DORNELAS, José. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

_____________________ . Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2014.

DUTRA, Marina. L. S ; SANTOS, Zenilda. A; CUNHA, Maria. H. B. ; BOURAHLI, Abdelkader ; FREITAS, L. G. . Empreendedorismo feminino: oportunidade ou necessidade? In.: VI SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2009, Resende/RJ, Anais... SEGet, Resende/RJ, 2009.

FERNANDES, Karine. S.; LIMA, Luciano. G . Capital psicológico e comportamento empreendedor: um estudo com mulheres empreendedoras. In: I SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2015, Paranavaí-PR. VI SEMANA DE ESTUDOS CONTÁBEIS E DE ADMINISTRAÇÃO DA UNESPAR CAMPUS DE PARANAVAÍ. Anais... Paranavaí/PR, 2015.

GEM. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil, 2013. Curitiba: IBQP, 2013.

GIL, Antônio. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GREATTI, Lígia; PREVIDELLI, José. J. Perfis empreendedores: análise comparativa das trajetórias de sucesso e do fracasso empresarial no município de Maringá-PR. In.: EnANPAD, 28, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2004.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE divulga indicadores sociais sobre a mulher. Disponível em: . Acesso em: 14 de out. 2015.

_____. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 de ago. 2017.

LENZI, Fernando. C. A Nova Geração de Empreendedores: guia para elaboração de um plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2009.

MACHADO, Hilka. V.; ST. CYR, Louise; MIONE, Anne; ALVES, Marcia C. M. O processo de criação de empresas por mulheres. RAE Eletrônica, v. 2, n. 2, p. 1-22, 2003.

PEÑALOZA, Verônica; DIOGENES, Camila G.; SOUSA, Sara J. A. Escolha profissional no curso de administração: Tendências Empreendedoras e Gênero. RAM – Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 9, n. 8, p. 151-167, 2008.

SARKAR, Soumodip. O empreendedor inovador: faça diferente e conquiste seu espaço no mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

SILVEIRA, Amélia; GOUVÊA, Anna B.C.T. de. Empreendedorismo feminino: mulheres gerentes de empresas. Revista de Administração Faces Journal. Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 124-138, jul./set. 2008.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i2.1065

Apontamentos

  • Não há apontamentos.