Os Componentes do Ambiente Interno e Externo na Geração da Inovação nas Organizações http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372018v12n1p5166

Cibele Roberta Sugahara, Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi, Orandi Mina Falsarella

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo relacionar e analisar os componentes do ambiente interno e externo à empresa que contribuem para a geração da inovação nas organizações e consequentemente para aumentar a competitividade. A construção dessa discussão é fundamentada em um levantamento bibliográfico sobre a inovação e a importância dos componentes do ambiente interno e externo das organizações. Os componentes do ambiente são listados como ambiente econômico, legal e regulatório, estrutura adequada para a inovação, trabalho de equipe com indivíduos-chave, entre outros. Como resultados, observa-se que o reconhecimento da necessidade das empresas em adequar suas estruturas organizacionais a fim de garantir maior interação entre funções e especialistas funcionais de várias áreas da empresa e não apenas de P&D. Como a inovação provoca impacto tecnológico e econômico no mercado e nas organizações, o que envolve desde os insumos empregados para a sua geração até o seu padrão de consumo, alinhar estruturas organizacionais existentes aos componentes do ambiente pode promover a competitividade.


Palavras-chave


inovação, competitividade, componentes do ambiente.

Texto completo:

PDF

Referências


AUBERT, Jean-Eric. O que fazer para estimular a inovação no Brasil? In.: VELLOSO, João Paulo dos Reis. O Brasil e a economia do conhecimento. Rio de Janeiro; José Olympio, 2002.

COUTINHO, L. G.; FERRAZ, J. C. Estudo da competitividade da indústria brasileira. Campinas, SP: Papirus, Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995.

FREEMAN, C.; SOETE, L. A economia da inovação industrial. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.

KIM, Linsu. Da imitação à inovação: a dinâmica do aprendizado tecnológico da Coréia. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005.

LAPLANE, M. Inovações e dinâmica capitalista. In: CARNEIRO, R. (Org.). Os clássicos da economia (2). São Paulo: Ática, p. 60-67, 1997.

OECD. Frascati Manual 2002: Proposed Standard Practice for Surveys on Research and Experimental Development, The Measurement of Scientific and Technological Activities, OECD Publishing, Paris, 2002.

PAROLIM, S. R. H. Estudos multicasos sobre atividades inovativas. Revista Eletrônica de Administração, v. 48, n.3, p.608-620, jul./set. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rausp/v48n3/16.pdf. Acesso em: 21 de ago. 2016.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1977

TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ZILBER, M.A.; PEREZ, G.; LEX, S. Inovação tecnológica e obtenção de vantagens competitivas: um estudo duplo qualitativo na indústria brasileira de equipamentos eletro-médicos. Revista Organizações e Sociedade (O&S), v.16, n.51, p. 707-723. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/issue/view/937. Acesso em: 21 de ago. 2016.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i1.1000

Apontamentos

  • Não há apontamentos.