Anais > Edições Anteriores > Anais do X WCF 2014 > Desafios para Expressão e Compartilhamento de Intenções em Sistemas Colaborativos na Web

Desafios para Expressão e Compartilhamento de Intenções em Sistemas Colaborativos na Web

Autores: Cristiane Josely Jensen, Julio Cesar Dos Reis, Rodrigo Bonacin

O avanço da computação têm gerado ambientes de comunicação que podem ser altamente confiáveis e ágeis, garantindo uma base segura para a pesquisa e colaboração na resolução de problemas. Entretanto, esse mesmo cenário impõe novos desafios de pesquisa e oportunidades para o aprimoramento de mecanismos de comunicação e compartilhamento de conhecimento via sistemas digitais.
No ato de comunicar, os seres humanos contam com diversos meios para se expressar além da escrita. Um aspecto de grande importância é considerar a representação e transmissão da intenção. Em sistemas de colaboração na Web, nos quais a comunicação é predominantemente escrita, nem sempre as intenções estão expostas claramente ou da maneira que as partes envolvidas possam interpreta-las corretamente.
Para o desenvolvimento de interfaces humano-computador, considera-se desafiador a utilização adequada de métodos e teorias capazes de representar os aspectos relacionados com a intenção e a flexibilidade no contexto de uso. Sistemas e aplicações computacionais devem manter ao mesmo tempo o interesse e a produtividade na colaboração, bem como a capacidade de recuperar e gerenciar informações de maneira precisa. Atualmente, a literatura relata poucas soluções de design que propiciam aos usuários terem suas intenções expressas, registradas e compartilhadas, além dessas soluções não serem completas, e apresentarem diversas limitações.
Neste artigo, destacamos pesquisas relacionadas a representações e mecanismos de interação para a captura e expressão de intenções (e outros aspectos pragmáticos, e.g., conversações e negociações) pelos usuários explicitamente nas interfaces de usuários. Seção 2 detalha o contexto e motivação; a Seção 3 apresenta trabalhos relacionados categorizados de acordo com suas contribuições; e a Seção 4 discute implicações sobre a literatura estudada e possibilidades do uso de métodos da semiótica.


Voltar para o WCF

FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA - FACCAMP
R. Guatemala, 167 - Jardim América - Campo Limpo Paulista / SP - CEP: 13231-230
Telefone/FAX: (11) 4812-9400